Carnaval ou palanque? Enredo sobre Lula na Sapucaí acirra debate político às vésperas da eleição

Personalidades marcantes da cultura brasileira vão dominar os enredos do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Nomes como Rita Lee, Ney Matogrosso, Heitor dos Prazeres, Rosa Magalhães e Ciça estão entre os homenageados por oito das 12 escolas que desfilarão na Sapucaí. Entre todos os temas anunciados, porém, o que mais chama atenção é o da estreante Acadêmicos de Niterói, que levará para a avenida a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A escola fará sua estreia no Grupo Especial abrindo os desfiles no domingo, 15 de fevereiro de 2026, com transmissão da TV Globo. A escolha do enredo ocorre a cerca de oito meses das eleições presidenciais, o que gerou debates. Para evitar infrações ao regulamento — que proíbe manifestações de cunho político-partidário —, a direção da escola orientou seus integrantes a não realizarem gestos associados a campanhas políticas durante o desfile.

Além do enredo, a própria história da Acadêmicos de Niterói chama atenção. Embora registrada como pessoa jurídica em março de 2018, a agremiação só passou a atuar efetivamente em setembro de 2022, após receber a vaga da Acadêmicos do Sossego na Série Ouro do carnaval carioca. Fundada em 1969, a Sossego desfilava no Rio desde 1996 e decidiu retornar aos desfiles em Niterói, cedendo seu lugar na competição à nova escola poucos meses após obter a sexta colocação no carnaval de 2022.

Com a transição, Hugo Júnior — então presidente da Sossego — assumiu o comando da Acadêmicos de Niterói para a estreia em 2023. O intérprete Danilo Cezar, que havia sido anunciado pela Sossego em 2022, também passou a integrar o novo projeto como cantor oficial.

No primeiro desfile no Rio, a escola apresentou o enredo “O Carnaval da Vitória”, que retratou o ano de 1946 e o retorno da festa popular após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sob criação do carnavalesco André Rodrigues, a agremiação conquistou a quinta colocação entre 15 concorrentes.

Já em 2024, com o enredo “Catopês – um Céu de Fitas”, inspirado em uma tradicional manifestação cultural de Montes Claros (MG) e desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, a escola terminou na oitava posição. Meses depois, Hugo Júnior deixou a presidência da Acadêmicos de Niterói para assumir a direção da LIGA-RJ, entidade responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro do carnaval carioca.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.