“Carro voador” da Embraer construído em São Paulo faz seu primeiro voo com sucesso em Gavião Peixoto (SP)

Gavião Pexoto (SP) – O processo de certificação está sendo conduzido em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da FAA (EUA) e EASA (Europa). A expectativa da empresa é que a aeronave receba a certificação de tipo e comece a operar comercialmente em 2027.

O projeto da Eve se apoia na expertise de 56 anos da Embraer no setor aeronáutico e em sua rede global de suporte. A proposta do eVTOL prioriza simplicidade, eficiência e segurança, buscando tornar viável a mobilidade aérea urbana em larga escala.
Eve Air Mobility realiza com sucesso o primeiro voo do protótipo em escala real de eVTOL no interior de SP

A Eve Air Mobility, empresa vinculada à Embraer e sediada em São José dos Campos (SP), alcançou nesta sexta-feira (19) um marco importante em seu programa de mobilidade aérea urbana ao realizar o primeiro voo bem-sucedido do protótipo em tamanho real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

O teste, conduzido no centro de ensaios da Embraer em Gavião Peixoto (SP), marcou o início oficial da fase de testes em voo. A aeronave, não tripulada, realizou um voo estacionário para validar a integração dos principais sistemas: arquitetura geral, controles digitais fly-by-wire de quinta geração e sistema de propulsão composto por oito rotores.

Esse é o primeiro passo de uma extensa campanha de testes que, ao longo de 2026, deve incluir centenas de voos experimentais. A Eve pretende construir até seis protótipos para uso nesta fase, com o objetivo de reunir os dados técnicos necessários para a certificação do modelo.

Foto: Ilustrativa/Eve

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.