Coletivo Trem convoca ato em Botucatu para defesa da democracia e da soberania nacional

No próximo dia 6 de setembro, às 10 horas da manhã, a Praça do Bosque em Botucatu será palco de um ato público convocado pelo Coletivo Trem – Movimento pela Transparência e Ética na Política.

O objetivo da mobilização é defender o Estado Democrático de Direito e a soberania do Brasil diante das taxas arbitrárias impostas ao país e perseguições a nossas autoridades por motivos políticos e comerciais que ameaçam nossa Soberania.

O coletivo alerta ainda que nossa região foi e será afetada pelas taxações nos setores de aviação, automotivo, de produtos agrícolas e de celulose, assim como em tantos outros setores que podem gerar impactos diretos na economia local e no emprego.

Segundo o Coletivo Trem, “O ato busca unir as forças democráticas da cidade e região, reforçando a importância de preservar valores civilizatórios em oposição à escalada da barbárie que ameaça não apenas o Brasil, mas diversas nações ao redor do mundo.

“O Brasil é uma nação soberana, com forte inserção internacional e parcerias estratégicas no âmbito dos BRICS – bloco que reúne algumas das maiores economias do mundo. Defendemos o multilateralismo e não aceitamos que o futuro da humanidade se concentre em blocos restritos liderados por interesses norte-americanos e europeus. A geopolítica mudou, e nós, brasileiros, precisamos compreender e defender esse novo contexto”, afirma a nota do Coletivo Trem.

Além da defesa da democracia e da soberania, o movimento propõe que o ato também seja uma celebração da identidade brasileira, valorizando expressões como a cultura, os ritmos e a língua que unem os mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras.

“Queremos reafirmar que o Brasil é feito por um povo que, mesmo com diferenças ideológicas, compartilha laços profundos e defende seu futuro. Aqui em Botucatu, vamos mostrar que existe luta pela democracia”, conclui o coletivo.

Serviço
Data: 6 de setembro de 2025
Horário: 10h
Local: Praça do Bosque – Botucatu/SP
Organização: Coletivo Trem – Movimento pela Transparência e Ética na Política

Contatos

Marcelo Camera
(14) 97600-3050

Letícia França
(14) 99830-9189

E-mail
movimentotrembotucatu@gmail.com

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.