Conscientização ambiental e música caipira raiz são os destaques da programação de maio do Centro Max Feffer

Administrado pelo Instituto Jatobás, que completou 19 anos no mês de abril, o Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade exalta, em maio a rica biodiversidade da Cuesta Paulista com programação especial em parceria com o Instituto de Defesa da Fauna (IDF). Ambas as instituições estão trabalhando em conjunto em práticas de iniciação artística para a conscientização ambiental de professoras e alunos. Localizado em Pardinho, região que oferece uma das paisagens mais marcantes do estado de São Paulo, com uma variedade de atrações naturais, cachoeiras, trilhas, comunidades históricas e culturais, o Instituto atua com a missão de desenvolver espaços, trilhas formativas e iniciativas em rede que contribuam para o fortalecimento socioeconômico e cultural dos territórios onde está presente.

Durante este mês, além das atividades criadas com fundo pedagógico e técnicas de arte, relacionadas à fauna e flora da região, as crianças e jovens terão oportunidade de fazer uma visita a campo para experimentar na natureza os aprendizados adquiridos em aula. A parceria com a IDF – Instituto de Defesa da Fauna, as aulas de Iniciação Artística e os Cursos Regulares fazem parte de uma série de iniciativas para o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, de artes, competências técnicas e conexão com o mercado de trabalho, que amplifique a conexão da população com o turismo em Pardinho. As atividades estão com vagas abertas e nos próximos meses abrirá inscrição para o Programa de Fortalecimento do Turismo. As informações estão disponíveis nas redes sociais do Max: @centromaxfeffer

Ainda no propósito de valorização da cultura local, o espaço oferecerá mais uma edição do  Café & Viola, evento já tradicional no Max e que proporciona um bate-papo sobre histórias e música raiz de alta qualidade, ao redor de uma mesa do café. A cantora Leila Moreira, que leva ao público a riqueza cultural contida nas músicas do universo caipira, será a anfitriã da festa e convida a dupla Gil do Valle & Thiago Cézar para a roda de conversa marcada para dia 26, das 9h00 às 11h00.

Biblioteca Pública de Pardinho

A parceria com a Capivara Jogos, primeira locadora online de jogos de tabuleiro de Botucatu, segue sendo um sucesso e terá mais uma edição em 18 de maio. O evento reúne jovens e adultos para uma tarde de jogos clássicos como Dixit, Uno e War. Para a contação de histórias, a Biblioteca receberá o grupo Era Uma, formado por quatro artistas amantes da tradição oral, que vai apresentar histórias curiosas sobre o céu e a terra, e por que eles nem sempre estiveram tão distantes. São narrações do povo  Edo, da Nigéria, que compartilha seu conhecimento sobre os tratos entre céu, terra e pessoas.  Após a sessão,  o Grupo Era convidará o público a participar de um bate-papo sobre o tema, na sexta-feira, dia 24.

O Clube de Leitura deste mês vai analisar  o livro “Reis, Moscas e um Gole de Astúcia” de Susana Ventura e Helena Gomes. O bate-papo do encontro irá abordar o conto “Os reis sábios”, que destaca a ideia de justiça. Na história, personagens como reis, príncipes e heróis tomam decisões que podem ser julgadas como justas ou injustas. A atividade será no dia 29 de maio, a partir das 16h. A Biblioteca Pública de Pardinho também continuará com o Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura, oferecido às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As ações serão realizadas sempre às quintas-feiras, em dois horários, às 8h30 e às 13h30.

Confira a programação completa do Centro Max Feffer em maio (todas as atividades são gratuitas):

Biodiversidade da Cuesta | Parceria Centro Max Feffer e Instituto de Defesa da Fauna

Dentre as atividades pedagógicas e artísticas sobre biodiversidade, feitas em parceria com IDF (Instituto de Defesa da Fauna) durante o programa de Iniciação Artística para a conscientização ambiental de nossas professoras e alunos, em maio, as crianças e jovens terão oportunidade de fazer uma visita a campo para experimentar na natureza os aprendizados adquiridos nas aulas.

Iniciação Artística e Cursos Regulares

Inscrições abertas  Informações nas redes sociais: @centromaxfeffer

Café e Viola

26 de maio | Domingo | Das 9h00 às 11h00

O Café & Viola é um evento tradicional no Max que proporciona uma agradável conversa ao redor de uma  mesa do café, a partilha de histórias e música raiz de alta qualidade. Nesta edição Leila Moreira será a anfitriã e ao lado dos convidados Gil do Valle & Thiago Cezar.

Biblioteca Pública de Pardinho

Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura

Todas quinta-feira | às 8h30 e às 13h30

O Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura é dedicado às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Jogos Modernos de Tabuleiro

18 de maio | Sábado | Das 14h00 às 17h00

Se você adora jogos como Dixit, Uno e War, não pode perder a oportunidade de se divertir com o Capivara Jogos! Junte-se a nós para uma tarde cheia de diversão, perfeita para jovens e adultos!

Contação de Histórias com o grupo “Era Uma”

24 de maio | Sexta-feira | às 10h00 e às 14h00
Comida do céu, comida da terra com o grupo “Era Uma” Venha descobrir a história curiosa do céu e da terra, e por que eles nem sempre estiveram tão distantes! O povo Edo, da Nigéria, compartilha seu conhecimento sobre os tratos entre céu, terra e pessoas. Após a contação, o Grupo Era, convida o público a participar de um bate-papo sobre o tema.

Clube de Leitura

29 de maio | Quarta-feira | Das 16h00 às 17h00

Em maio a atividade será com o livro “Reis, Moscas e um Gole de Astúcia” de Susana Ventura e Helena Gomes. Bate-papo sobre o conto, “Os reis sábios” que destaca a ideia de justiça, onde personagens como reis, príncipes e heróis tomam decisões que podem ser vistas como justas ou injustas.

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil com 19 anos de atuação. Comprometida com o fortalecimento socioeconômico e cultural dos territórios em que está presente, a cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, e a região da Água Espraiada, na Zona Sul da capital, o Instituto promove acesso à cultura, educação e inclusão produtiva.

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.