Conselho Federal Medicina denuncia problemas no ENARE

O Conselho Federal de Medicina (CFM) denuncia problemas na análise de currículos do Exame Nacional da Residência Médica (Enare) 2025. As provas são popularmente comparadas ao Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, para a especialização médica. Isso porque elas credenciam profissionais da saúde a realizarem residência.

Conforme a conselheira do CFM Rosylane Nascimento Rocha, foram registrados mais de 500 mandados de segurança individuais solicitados por candidatos de todo o Brasil. “O maior concurso para formação de médicos especialistas do país está com um grave problema. São denúncias sobre falta de transparência e a forma de avaliação dos currículos”, diz.

Uma das ações anunciadas pelo CFM é o acionamento do Congresso Nacional. O objetivo é que o Poder Legislativo convoque os representantes pelo concurso — a Fundação Getulio Vargas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) — para responder aos questionamentos dos candidatos.

Erro absurdo

A médica Agatha Soyombo, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma das candidatas que denuncia erro na fase de avaliação do currículo. “Minhas notas permaneceram erradas, mesmo depois do recurso administrativo. Está acontecendo um erro absurdo”, desabafou em vídeo publicado nas redes sociais.

Segundo reportou a médica, ela teve o histórico escolar zerado, mesmo tendo apresentado a documentação da graduação na UFMG, que deveria lhe render 50 pontos. “A banca simplesmente não aceitou os documentos sem dar justificativa plausível. Um balde de água fria. É uma prova que literalmente define nosso futuro”, destacou.

O outro lado

Em nota, a FGV, banca responsável pelo exame, afirmou que “reitera o seu compromisso com a higidez, transparência e isonomia do exame”. Além disso, declarou que o resultado preliminar da nota final foi divulgado em 21 de janeiro e que os candidatos puderam interpor recursos nos dias 22 e 23.

Por fim, afirmou que “todos os recursos serão devidamente apreciados e o resultado definitivo da nota final divulgado conforme cronograma previsto”. O posicionamento foi enviado à reportagem na semana passada. O TEMPO questionou se há uma atualização e aguarda retorno.

Fonte: O TEMPO
Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.