Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.  Em Botucatu, o CRAMI (Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância), atua desde 1988, visando a assistência integral, atuando diretamente na prevenção e combate a violação de direitos de crianças e adolescentes. Desde 2002, o CRAMI Botucatu realiza campanhas preventivas no combate a exploração sexual infanto-juvenil.

Os pais e responsáveis devem ficar atentos se a criança é vitima de violências. Mesmo sem marcas físicas, mudanças de comportamentos costumam ocorrer, como mudanças dos hábitos alimentares (perda de apetite ou compulsão alimentar), afastamento da família e amigos, tristeza, agressividade, dificuldades de aprendizagem e comportamento erotizado, podem ser indícios de violência.

A violência sexual se caracteriza ao forçar, induzir ou incentivar a criança ou adolescente a algum ato de cunho sexual. Nem sempre a violência ocorre quando há apenas contato físico. Envio de imagens e vídeos de conteúdo inadequado ou que expõe a criança também são considerados violência.

Em caso de suspeita, qualquer um pode ajudar denunciado através dos números (14) 3882-6555 (CRAMI), (14) 3811-1408 (Conselho Tutelar) ou Disque 100, que funciona diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.