O curso contemplou temáticas socioambientais envolvendo: trilhas interpretativas e ciência cidadã, agrofloresta, felinos da cuesta, incêndios florestais, observação de aves, educação ambiental e as mudanças climáticas
O curso de férias “Formação de Guias da Natureza em tempo de emergência climática: o clima muda, o jovem atua”, realizado entre os dias 14 a 19 de julho no Centro de Educação Ambiental – CEA Clube da Mata, na Fazenda Experimental da Unesp em São Manuel (SP), formou mais 37 estudantes das escolas públicas da região.
O curso contemplou temáticas socioambientais envolvendo : Trilhas interpretativas e Ciência Cidadã, Agrofloresta, Felinos da Cuesta, Incêndios Florestais, Observação de Aves, Educação Ambiental e as Mudanças climáticas transformando as estruturas naturais em um espaço de imersão e aprendizado no contexto da crise ambiental vivenciada nas últimas décadas.
Os professores responsáveis e seus colaboradores são especialistas vinculados a universidade e desenvolveram abordagem teórica e práticas vivenciadas no ambiente natural, propiciando aos cursistas profunda reflexão sobre a importância da biodiversidade da realidade brasileira e paulista, as ameaças que rondam a sobrevivência dos seres humanos e indicadores para a construção de alternativas para mitigação e busca de sociedades sustentáveis. Tudo isso com o objetivo de construir uma relação e uma atuação mais consciente e sustentável com a natureza e com a sociedade.
Entre os seis dias de atividades intensas, além do aprofundamento de seus conhecimentos e desenvolvimento de habilidades para interpretar e atuar no contexto de crise climática, os jovens têm como missão, enquanto Guias da Natureza, atuarem como cidadãos cientistas em suas escolas e comunidades.
O Centro de Educação Ambiental – ‘CEA Clube da Mata’, é fruto do convênio entre a Unesp e a Prefeitura Municipal de São Manuel, com apoio da equipe da Fazenda Experimental da Unesp em São Manuel e da Fepaf.