O programa Alpha Notícias desta segunda-feira (10) recebeu o presidente da Associação dos Profissionais da Rede Pública Municipal de Educação, professor Josias Oliveira Nunes, para discutir o decreto do prefeito que concede gratificação por desempenho e metas aos atendentes de creche.
Segundo Nunes, a associação e os atendentes não foram consultados sobre o decreto, repetindo uma prática das últimas gestões. Ele defende um debate mais amplo e reuniões para elaborar um decreto mais claro e justo.
Nunes foi questionado sobre a origem dos recursos para a bonificação, considerando o número elevado de atendentes e o impacto no orçamento municipal.
Nunes disse que há necessidade de discutir as fontes de recursos, como verbas do FUNDEB e os 25% da educação. No entanto, ele priorizou a discussão dos critérios para a gratificação, criticando a falta de diálogo com os profissionais.
Nunes citou a fala do prefeito Fábio Leite, que destacou o caráter motivacional da gratificação e sua inclusão na reforma administrativa. Nunes contrapôs, argumentando que gratificação não é salário e que o mérito dos servidores já é reconhecido pelo concurso público.
Nunes comenta sobre a aplicação da meritocracia no caso dos atendentes de creche, argumentando que a função já exige qualificação e que a gratificação pode gerar problemas na atividade. Ele ressaltou o número de 291 servidores nessa função.
Há uma grande importância do debate sobre a gratificação, com foco nos critérios, recursos e a necessidade de diálogo com os profissionais da educação.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação