Decreto de gratificação para Atendentes de Creche gera debate em Botucatu

O programa Alpha Notícias desta segunda-feira (10) recebeu o presidente da Associação dos Profissionais da Rede Pública Municipal de Educação, professor Josias Oliveira Nunes, para discutir o decreto do prefeito que concede gratificação por desempenho e metas aos atendentes de creche.

Segundo Nunes, a associação e os atendentes não foram consultados sobre o decreto, repetindo uma prática das últimas gestões. Ele defende um debate mais amplo e reuniões para elaborar um decreto mais claro e justo.

Nunes foi questionado sobre a origem dos recursos para a bonificação, considerando o número elevado de atendentes e o impacto no orçamento municipal.

Nunes disse que há necessidade de discutir as fontes de recursos, como verbas do FUNDEB e os 25% da educação. No entanto, ele priorizou a discussão dos critérios para a gratificação, criticando a falta de diálogo com os profissionais.

Nunes citou a fala do prefeito Fábio Leite, que destacou o caráter motivacional da gratificação e sua inclusão na reforma administrativa. Nunes contrapôs, argumentando que gratificação não é salário e que o mérito dos servidores já é reconhecido pelo concurso público.

Nunes comenta sobre a aplicação da meritocracia no caso dos atendentes de creche, argumentando que a função já exige qualificação e que a gratificação pode gerar problemas na atividade. Ele ressaltou o número de 291 servidores nessa função.

Há uma grande importância do debate sobre a gratificação, com foco nos critérios, recursos e a necessidade de diálogo com os profissionais da educação.

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.