Defesa Civil realiza 4º Treinamento Chuvas de Verão 2023-2024

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Botucatu, realizou na manhã desta terça-feira, 7, a abertura do 4º Treinamento Chuvas de Verão.

Essa capacitação ocorre em 8 regiões do Estado que operam os Planos Preventivos de Proteção e Defesa Civil, e consiste em um treinamento presencial, de dois dias, abrangendo os 47 municípios da região de Sorocaba. O principal objetivo é proporcionar aos agentes e gestores municipais de Proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.

O treinamento conta com aulas sobre Logística Humanitária ministrada pelo Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), as condições meteorológicas para o período de chuvas que se aproxima, apresentada pelos meteorologistas da Climatempo, a Coordenadoria Estadual apresentará o tema Situação de Anormalidade, e conta também, com análise de solo e vistoria de campo acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Ao término do treinamento, os participantes serão certificados e seus municípios poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, cumprir um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.

Vale ressaltar que os participantes desta oficina são os futuros multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades, que contribuirão sobremaneira, para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que se avizinha.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.