A nova delegacia da Polícia Civil da cidade de Prata está sendo construída por detentos do presídio da cidade. Seis presos trabalham diariamente no obra desde que ela foi iniciada, em julho deste ano. A estrutura será entregue em fevereiro de 2020.
A obra é orçada em R$ 570 mil com origem de verba pecuniária, que é o dinheiro pago em condenações de crimes de menor potencial ofensivo e a pena é convertida em serviços e obras de relevância social. Por outro lado, a obra colabora ainda com redução da pena dos detentos, que a cada três dias trabalhados na construção, reduzem um dia da condenação.
No entanto, de acordo com Luciano de Souza, diretor-geral do Presídio de Prata, os presos precisam passar por uma avaliação criteriosa até conseguirem a oportunidade de trabalho.
Além de colaborar com os trabalhos de melhoria de serviços para a população, o trabalho ajuda na ressocialização dos detentos. “É como se fosse uma escola pra gente se reintegrar na vida social, pois tenho meus netos para criar, que estão crescendo, tenho um filho com 15 anos”, disse o detento Pedro Arnaldo Costa.
Outros cinco condenados trabalham para a Prefeitura em serviços de manejo urbano como combate ao mosquito Aedes aegypti. E outro preso trabalha na limpeza e manutenção no batalhão da Polícia Militar (PM).
fonte: G1