Docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) são homenageados em cerimônia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP)

Evento celebrou trajetórias de excelência nas áreas de ensino, defesa sanitária e empreendedorismo. Três dos quatro premiados no evento são da FMVZ/Unesp.

Três docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, estiveram entre os destaques da cerimônia de premiação dos médicos-veterinários e zootecnistas que se destacaram ao longo de 2025 por suas contribuições científicas, acadêmicas, sanitárias e profissionais.

Promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a cerimônia reconheceu a excelência das atuações profissionais dos professores Ciniro Costa, Juliany Gomes Quitzan e Marcio Garcia Ribeiro, atestando uma vez mais a qualidade do corpo docente da FMVZ/Unesp.

A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (11), reunindo conselheiros, representantes de instituições de ensino, e familiares dos homenageados, em um encontro marcado por reconhecimento, emoção e valorização das profissões. A solenidade foi prestigiada pelos professores Mario De Beni Arrigoni e Alexandre Secorun Borges, respectivamente diretor e vice-diretor da FMVZ.

A abertura do evento ficou a cargo da presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento, Kátia de Oliveira, que ressaltou o papel da ciência, da pesquisa e da responsabilidade social na seleção dos agraciados. Em um discurso marcado pela emoção, ela relembrou sua trajetória profissional e destacou que, embora números importem, são as relações humanas que realmente fazem a diferença. “Pessoas impactam pessoas. Os premiados desta edição representam um compromisso ético e transformador com a sociedade”.

A comissão responsável pela análise das indicações, formada pelas conselheiras Kátia de Oliveira, Mirian Rodrigues e Nicole Bernart Casara, avaliou criteriosamente as 24 indicações recebidas neste ano, posteriormente encaminhadas e aprovadas pelo Plenário do Regional. Para Kátia, cada profissional escolhido simboliza avanços relevantes para a sociedade paulista, “seja na defesa sanitária, na qualidade do ensino ou na inovação empreendedora”.

Na sequência, a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, agradeceu a presença do público e declarou oficialmente aberta a solenidade. Em sua fala, destacou que o papel do Conselho é “proteger a sociedade e garantir serviços qualificados”, reforçando que a premiação evidencia profissionais que ultrapassam expectativas e se tornam referência para as categorias.
Também compuseram a mesa diretiva a vice-presidente do Conselho, Carolina Filippos, e a tesoureira, Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro.

Premiados
A cerimônia contemplou quatro categorias de destaque profissional, reconhecendo médicos-veterinários e zootecnistas que contribuíram de forma significativa para o avanço técnico, ético, científico e social das profissões.

O professor Márcio Garcia Ribeiro recebeu o “Prêmio Ernani Ibirá Gonçalves – Defesa Sanitária Animal” das mãos da presidente Daniela Chiebao. Com ampla trajetória acadêmica e atuação em cursos de habilitação de médicos-veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, destacou durante seu discurso a importância da união interinstitucional para o avanço da área. “Recebi com um misto de alegria e surpresa a gentileza da indicação do meu nome”, afirmou, ressaltando, ainda, que “todos os países que alcançaram controle e erradicação de doenças contam com políticas públicas robustas, agregando todos os elos envolvidos”.

A vice-presidente Carolina Filippos entregou o “Prêmio Walter Maurício Corrêa – Ensino da Medicina Veterinária” à professora Juliany Gomes Quitzan, que emocionou o público ao compartilhar sua trajetória acadêmica e pessoal. “É um prazer enorme estar aqui, uma honra muito grande receber esse prêmio”, declarou. A docente também reafirmou seu compromisso com o ensino. “Além da minha escolha em ser médica-veterinária, eu tenho certeza da minha escolha em ser professora”, disse.

Pioneiro na pesquisa e divulgação sobre Silagem de Grãos Úmidos de Cereais para Alimentação Animal no Brasil, o professor Ciniro Costa recebeu o “Prêmio Mateus José Paranhos da Costa – Ensino da Zootecnia” das mãos da zootecnista Kátia de Oliveira. Com 46 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, o zootecnista celebrou o reconhecimento recordando valores ensinados por seu pai. “Antes de falar bem, é preciso fazer bem feito o nosso trabalho”, afirmou. Emocionado, dividiu a homenagem com colegas, familiares e todos que contribuíram para sua trajetória.

Em uma noite marcada pela celebração e pelo reconhecimento de trajetórias que inspiram, o zootecnista Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae/SP, recebeu o “Prêmio René Corrêa – Empreendedorismo”.

Confira como foi a solenidade aqui. https://www.youtube.com/watch?v=eJtTNtVgCK0

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.