Eleitores de Botucatu podem consultar local de votação online

Moradoras e moradores de Botucatu que desejam saber onde votam ou mudar o local de votação já contam com os serviços digitais gratuitos da Justiça Eleitoral. As funcionalidades estão disponíveis tanto no Autoatendimento Eleitoral quanto no aplicativo e-Título, permitindo resolver as demandas sem a necessidade imediata de ir a um cartório.

A consulta do local de votação pode ser feita no site do Autoatendimento Eleitoral, acessando a opção “Título de Eleitor” e, em seguida, o item 7, “Onde votar”. Para isso, é necessário informar o número do título, CPF ou nome completo, além da data de nascimento e o nome da mãe. A mesma informação também pode ser verificada pelo aplicativo e-Título, por meio da opção “Onde votar” na tela inicial.

Quem precisar mudar o local de votação dentro do mesmo município deve utilizar a opção 3, “Atualize ou corrija seu título eleitoral”. Se houver alteração de endereço, o procedimento correto é a opção 3.2, com o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos exigidos. Já para eleitores que desejam apenas escolher outro local de votação na mesma cidade e zona eleitoral, sem mudança de endereço, a opção adequada é a 3.3.

A transferência do título para outro município também pode ser solicitada de forma on-line, acessando o Autoatendimento Eleitoral, na opção 3 e, posteriormente, na opção 3.2, destinada à atualização de endereço. Todas essas solicitações para quem pretende votar no primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro, devem ser feitas até o dia 6 de maio. A partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997, para a organização do pleito.

Após o envio de qualquer pedido, o sistema fornece um número de protocolo, que permite ao eleitor acompanhar o andamento da solicitação pela opção “Acompanhe uma solicitação”, disponível no Autoatendimento Eleitoral. Antes de realizar alterações, a Justiça Eleitoral recomenda verificar a existência de pendências, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, no caso de mesários. A consulta pode ser feita na opção “Débito Eleitoral”, com possibilidade de pagamento por boleto, Pix ou cartão de crédito.

Além das ferramentas digitais, o atendimento presencial segue disponível em qualquer cartório eleitoral do estado. Em janeiro, os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A orientação é que o atendimento seja agendado previamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), com escolha do município, Zona Eleitoral, data e horário.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.