Em último pronunciamento como presidente da República, Jair Bolsonaro faz sua tradicional live no canal do YouTube

Bolsonaro faz um balanço dos quatro anos de governo, pandemia, tentativa de ataque com bomba em Brasília e ataques à imprensa.

Neste sábado (31), será o último dia de Bolsonaro no cargo de chefe de Estado do Brasil.

Ele dividiu a sua live em 2 momentos: um balanço geral do seu governo e uma discussão política a respeito da sucessão de governo.

Em relação ao Balanço Geral do Governo, ele cita os seguintes pontos:

1. Carteira de habilitação de 5 para 10 anos;
2. Perdão da dívida do FIES para 1 milhão de estudantes que era impagável para a grande maioria deles;
3. Ressurgimento do marco ferroviário do Brasil;
4. Cabotagem e a BR do Mar na Costa Brasileira;
5. Auxílio emergencial por ocasião do Covid;
6. Água para o Nordeste;
7. Criação de 3 milhões de empregos, mesmo durante a pandemia e a seca;
8. Internet nas escolas, esclarece que são raras as escolas hoje, no norte e nordeste que não tem internet instalada;
9. Combate à corrupção, cita que a Petrobrás chegou a se endividar em 900 bilhões de reais;
10. Porte de armas para o homem do campo, relata que foi levada a paz para o campo. Onde a polícia não atua.
11. Redução do número de homicídios de 60.000 para 40.000 por ano;
12. Combate à violência com despacho de recursos a todos os governadores, independente do partido político a que eram filiados;
13. 1 milhão de Gacs espalhados pelo Brasil no combate a criminalidade;
14. Apoio ao agronegócio com recordes de safras;
15. Inibição à invasão de terras na zona rural;
16. Entrega de 420 mil títulos de terra para assentados rurais;
17. Exoneração da folha de impostos para 17 categorias, refere que reduzindo impostos há aumento na arrecadação;
18. Redução em 1/3 IPI de 4 mil produtos;
19. Isenção de impostos de alguns produtos importados;
20. Manutenção na redução de IPI para táxis de deficientes;
21. Lei de liberdade econômica facilitando a abertura de negócios e empresas locais com facilidade para conseguir alvarás de funcionamento;
22. Privatização de estatais, como a Eletrobrás, que não davam lucro e passaram a dar lucro chegando a 180 bilhões de reais. Cita ainda, Itaipú Binacional inaugurando a segunda ponte entre Brasil e Paraguai, e até os Correios e a Embratur com faturamento bilionário;
23. Avanço na entrada do ACDE;
24. Completou 14 colégios militares em São Paulo e mais de 100 colégios cívico-militares pelo Brasil;
25. Barragem para captação de água no sul e no nordeste brasileiro, como por exemplo em Bagé-RS;
26. Conclusão da obra de transposição do Rio São Francisco;
27. Lei Rouanet: aumentou a cobertura a mais artistas;
28. Revogação das normas regulamentadoras para o empresariado e ao homem do campo;
29. Compara a sua escolha técnica de ministros com a qualidade dos nomes indicados do próximo governo;
30. Resgaste ao patriotismo do Brasil e às cores da Bandeira;
31. Respeito à família e às questões morais, principalmente nas escolas;
32. Prova de vida para idosos facilitada pela tecnologia;
33. Reajuste do piso da educação aumentado em 33%;
34. Agricultura familiar recebeu o DAP ( Declaração Apoio ao Pronaf) de 20 para 40 mil reais;
35. Medidas de controle da inflação junto com o parlamento, foram zerados os impostos federais de combustíveis e com teto no ICMS dos combustíveis mantendo os valores controlados, inclusive previstos para o próximo ano ser mantido, caso o próximo governo tenha interesse, mas reclama que o próximo governo já anunciou que não vai manter esta medida e os combustíveis como a gasolina e o gás de cozinha, já vão aumentar no dia 1o. de janeiro;
36. O Brasil se tornou o segundo país mais digital do mundo;
37. Diminuição da burocracia para abrir empresas com cerca de menos de 24h devido a informatização do sistema contábil;
38. Retorno para a posição de 10a. Economia do Mundo;
39. Tem 1 trilhão de reais privados para investimento em infraestrutura com aumento na geração de energia eólica e possibilidade de industrialização do nordeste, caso este projeto seja levado a frente pelo próximo governo.

Em seguida, faz sua homenagem ao Pelé e reconhecimento do seu legado e com publicação de 3 dias de luto oficial pelo seu falecimento e deixa sua solidariedade à família do jogador, em especial à sua mãe, que tem 100 anos de idade.

Já na segunda parte da live, ele reconhece a importância do voto legítimo e das campanhas que realizou pelo Brasil. Diz que as esperanças da vitória eram palpáveis. Porém, lamenta sobre a divisão do horário político e da coibição da liberdade de expressão. Fala que hoje duvidar do resultados das urnas se tornou crime pelo Tribunal Eleitoral até com multa ao seu partido e a reação nas ruas do seus apoiadores e se recolheu para não tumultuar ainda mais o pleito. Reconhece que a manifestação e o protesto era ordeiro, pacífico e legítimo mas não tinham sua liderança. Refere que a tentativa de ataque a bomba em Brasília, no último dia 24 de dezembro, foi repudiado por ele.
“Nada justifica, aqui em Brasília, a tentativa de ato terrorista na região do aeroporto, nada justifica um elemento, que foi pego, graças a Deus, que não coaduna com nenhuma situação. Mas a imprensa o classificou como bolsonarista”. Em relação ao termo “bolsonarista”, o Presidente ainda disse que qualquer pessoa que comete algum ato que seja considerado algum ato considerado reprovável pela sociedade é chamado de “bolsonarista”e repudia o uso do termo.

“Hoje em dia, se uma pessoa comete um deslize, crime ou faz algo reprovável pela sociedade é bolsonarista. Fui lendo durante a campanha, aquela tragédia lá em Foz do Iguaçu, onde uma pessoa mata a outra e aí ‘bolsonarista’. Eu estive com um dos familiares em Brasília, comentamos sobre o episódio e lamentamos em todos os aspectos, nada justifica”, disse.

Refere que não saiu das quatro linhas da Constituição e ainda que não foi procurado para fazer nenhum ato governamental que possa provocar a violência na população. Refere que fez tudo o que pode dentro da Constituição e que para fazer qualquer ação precisa ter apoio do parlamento e do tribunal superior. Cita que os apoiadores do próximo governo já mudaram de idéia e já saíram do corpo de governo petista como alguns economistas já se pronunciaram.

Fala ainda sobre os governantes que virão para a posse que são de governos ditatoriais.

Fala que não quer o confronto, mas que o povo precisa reagir e pode se colocar na resistência. Imagens foram transmitidas para fora do país e aqui dentro do país despertou o entendimento sobre a preocupação sobre o voto e a responsabilidade de cada brasileiro.

Ele ainda disse que sempre lutou pela democracia, liberdade, respeito às leis e à Constituição. “Eu passei quatro anos a trabalhar juntamente com meus ministros mostrando a importância da liberdade para a democracia. O oxigênio da democracia é a liberdade, em toda a sua plenitude”. E cita ainda que a própria imprensa está sentindo a falta dessa liberdade e que o povo deve usar isso daqui pra frente. Mas que não irá para o tudo ou nada, mas terá oposição a ser feita e fiscalização por parte da nação.

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.