Últimas Notícias

Exposição “Histórias a Respeitar” do MuHP tem novidades

O MuHP, Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi” adicionou novas biografias na exposição Histórias a Respeitar: são as de Maria Jacomino Vendito e Jesumina Domene Dal Farra. Ambas foram homenageadas como patronesses de escolas de tempo integral em Botucatu, nos bairros Jardim Itamarati e Jardim Maria Luiza, respectivamente.

Maria Jacomino Vendito, carinhosamente chamada de “Mariazinha”, foi professora por muitos anos e uma das fundadoras da União das Damas de Caridade. Foi membro do Conselho Municipal de Assistência Social. Em sua Biografia o amor e dedicação ao próximo são características marcantes. Faleceu em 2017 e deixa muitas saudades, além de uma história de vida inspiradora.

Jesumina, esposa de Gastão Dal Farra, foi professora, escritora e poeta. Participante de grupos culturais e assistenciais, Jesumina foi muito ativa e presente na comunidade de Botucatu. Mãe de quatro “Marias” (Maria Lúcia, Maria Sílvia, Maria Márcia e Maria de Fátima), Jesumina é muito querida nas memórias indeléveis de seus inúmeros alunos, parentes, amigos e amigas.

A exposição “Histórias a Respeitar” apresenta biografias de mulheres que foram homenageadas nomeando logradouros públicos, escolas e instituições de Botucatu. São cópias de documentos que podem ser manuseadas pelos visitantes, que também escolhem a trilha sonora da exposição a partir de discos de vinil.

No centro da sala, o MuHP instalou uma máquina de escrever que pode ser usada para deixar relatos, memórias, histórias e pensamentos. Os textos, que já ultrapassam o milhar, permanecem na exposição e farão parte do acevo do MuHP.

O MuHP funciona de segunda à sexta, das 9 às 17 horas.

Serviço:

MuHP – Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi

Rua General Telles, 1738 – Centro – Botucatu/SP

Telefone: 14-38111480 – museuhistórico@botucatu.sp.gov.br

instagram: @muhpbotucatu

facebook: muhpbotucatu

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Cohab I terá nebulização nesta segunda-feira, 08

A Vigilância Ambiental em Saúde, VAS, realizará na próxima segunda-feira, 08, a nebulização (aplicação de inseticida) em 10 quarteirões da ...