China aumenta gastos militares sob desconfiança dos EUA

Em um contexto de crescente desconfiança por parte dos EUA, da Otan e de alguns de seus vizinhos asiáticos, a China anunciou um reforço do orçamento de defesa para 2023.

  • O aumento da despesa será de 7,2%, com o país destinando, agora, 1,5 trilhão de yuans — US$ 225 bilhões — para esse objetivo.

Esse é o segundo maior orçamento militar mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar do país comandado por Joe Biden ter uma verba três vezes maior do que a China, o aumento preocupa.

Entretanto, Xi Jinping apresenta o exército como “puramente defensivo” e, ainda, ressalta os seus gastos militares estão em 2% do PIB, menos que os 3% do poder americano.

Taiwan no meio da história 🏝

Se você não se lembra da confusãoa gente resume: A China vê Taiwan — uma ilha democraticamente governada de 24 milhões de habitantes — como parte de seu território. Os EUA, por sua vez, defendem a independência do país.

Assim, é bem provável que grande parte desse aumento de gastos da China seja para investir na sua capacidade de assumir o controle de Taiwan e manter os Estados Unidos fora da região.

Imagem: Reuters | Reprodução

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.