Avião da Esquadrilha da Fumaça cai em SP; tripulantes se ejetam e estão bem

Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu na tarde desta quarta-feira (27) em Pirassununga, no estado de São Paulo.

As imagens exibidas no JN foram feitas logo depois da queda do Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça. A aeronave caiu em um canavial que fica dentro da Academia da Força Aérea em Pirassununga.

O avião estava em uma missão precursora – que é quando a aeronave vai na frente das demais para uma apresentação -, quando houve um problema no motor, que ainda não foi identificado.

Os tripulantes tentaram pousar, mas não conseguiram. Então, se ejetaram da aeronave. Comandante e piloto foram resgatados de helicóptero e levados para o hospital da Força Aérea.

O comando da Aeronáutica disse que tanto o piloto como o mecânico estão bem e passam por avaliações médicas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos informou que uma equipe está em deslocamento para começar as investigações.

O Super Tucano A-29 é usado para a formação de pilotos de caça e também no patrulhamento das fronteiras do Brasil e pode atingir a velocidade de 690 km/h.

“A segurança da aviação militar é um pouco diferente da aviação comercial, onde você está levando pessoas o tempo todo. Ela é muito mais precisa, muito maior, a segurança exigida na certificação. Não que os aviões militares sejam inseguros, mas as manobras que eles fazem são mais radicais e mais propícias a ter algum tipo de problema técnico ou de condição da pilotagem dos próprios pilotos”, afirma o especialista em engenharia aeronáutica da USP Fernando Catalano.

 

O último acidente na região central do estado de São Paulo com uma aeronave da AFA aconteceu em 2013 e matou dois pilotos. A queda ocorreu durante uma missão de treinamento. João Igor Silva Pivovar e Fabrício Carvalho chegaram a realizar a ejeção, mas morreram no local.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.