Governo de São Paulo divulga calendário do IPVA 2026; pagamento à vista terá 3% de desconto

A quitação em parcela única seguirá o cronograma por final de placa ou optar pelo parcelamento em até cinco vezes

O Governo do Estado de São Paulo divulgou o calendário oficial para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e estabelece as datas e condições para pagamento à vista ou parcelado.

Os proprietários que optarem pelo pagamento em cota única no mês de janeiro terão desconto de 3%, desde que respeitem a data-limite correspondente ao final da placa do veículo. Confira as datas:

Pagamento à vista com desconto (janeiro):
• Final 1 – dia 12
• Final 2 – dia 13
• Final 3 – dia 14
• Final 4 – dia 15
• Final 5 – dia 16
• Final 6 – dia 19
• Final 7 – dia 20
• Final 8 – dia 21
• Final 9 – dia 22
• Final 0 – dia 23

Quem preferir também poderá pagar o imposto em fevereiro, sem desconto, seguindo o mesmo cronograma por final de placa.
Parcelamento
O IPVA poderá ser parcelado em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total seja igual ou superior a 10 Ufesps. Para valores inferiores, o parcelamento será limitado a quatro ou três parcelas, conforme o montante devido.

Caminhões têm calendário próprio
Para veículos de carga, o calendário é diferenciado. O pagamento integral, sem desconto, poderá ser feito até 22 de abril. Já o parcelamento poderá ser dividido em até cinco vezes, com vencimento no dia 20 de cada mês.

Como realizar o pagamento
O contribuinte pode quitar o IPVA por meio de internet banking ou caixas eletrônicos, informando o número do Renavam e selecionando a opção de pagamento do imposto.

Fonte: JCNET

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.