Prefeitura de Botucatu recusa reduzir jornada de trabalho de servidores pais de crianças deficientes

Na última semana o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu, Fernando Pascucci, apresentou pela segunda vez ao Executivo um importante pleito em prol dos funcionários públicos que são pais de filhos deficientes. O pedido é pela redução da jornada de trabalho desses servidores, a fim de proporcionar uma maior dedicação aos cuidados e atenção necessários aos seus filhos.

A motivação por trás dessa reivindicação é o reconhecimento de que as demandas e responsabilidades de criar um filho com deficiência são complexas e podem exigir uma disponibilidade maior por parte dos pais. Em muitos casos, torna-se difícil conciliar as obrigações profissionais com as necessidades especiais dos filhos, gerando um desgaste físico e emocional significativo.

Ao solicitar a redução da jornada de trabalho, o presidente do sindicato busca garantir que esses servidores tenham um tempo adequado para cumprir suas funções parentais, como acompanhar consultas médicas, terapias e proporcionar suporte constante às suas crianças. A proposta, além de colaborar para o bem-estar das famílias, também visa promover uma maior inclusão social e igualdade de oportunidades para os servidores públicos com filhos deficientes.

É importante destacar que esse pedido leva em consideração os direitos já previstos na legislação brasileira. A Constituição Federal garante a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos, e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, busca promover a inclusão e a participação plena dessas pessoas na sociedade.

Cabe ressaltar também que a redução de jornada para pais de filhos deficientes em nada afetaria a qualidade do serviço prestado pelos servidores públicos. Pelo contrário, proporcionaria condições para que esses funcionários possam equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais de forma mais adequada, fomentando, assim, um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

“Esperamos que essa iniciativa seja avaliada com a devida atenção pelas autoridades competentes, uma vez que se trata de um pleito que visa o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores públicos e seus filhos deficientes”. disse Pascucci

É necessário considerar os desafios enfrentados por essas famílias e promover medidas que promovam uma maior igualdade de oportunidades para todos.

Imagem Ilustrativa

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.