Agosto Branco – Vacina contra câncer de pulmão é testada em humanos

A primeira vacina em âmbito mundial contra o câncer de pulmão começou a ser aplicada, em fase experimental, em pacientes do Reino Unido. O imunizante usa a mesma tecnologia de mRNA que esteve na base da vacina contra a COVID-19.

O britânico Janusz Racz, 67 anos, foi o primeiro voluntário submetido ao teste. Ele recebeu seis injeções consecutivas da BNT116 (nome dado a vacina), com cinco minutos de intervalo ao longo de 30 minutos, neste mês de agosto.

Para a cirurgiã torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), Ivana Teixeira de Aguiar, ainda é cedo para saber se a vacina terá eficácia no combate a doença.

“Qualquer vacina ou medicação, antes de ser disponibilizada para a população, passa por diversas fases de teste e, por estar nessa situação, ainda não é possível falar de eficiência no momento”, explica a médica.

A cirurgiã torácica do HCFMB Ivana Teixeira de Aguiar

Jornal HCFMB
Foto: Reprodução

O câncer de pulmão é comum entre tabagistas. Trata-se de uma doença agressiva e silenciosa que acomete cada vez mais pessoas jovens. “A vacina é um grande ganho para os pacientes com a doença, porém o mais importante continua sendo a prevenção”, lembra Ivana.

Sobre o câncer de pulmão

O câncer de pulmão é a neoplasia que mais mata no mundo. No Brasil, de acordo com o INCA, a taxa de sobrevida relativa em cinco anos para câncer de pulmão é de 18%, ou seja, em cinco anos, após o diagnóstico, apenas 18% dos pacientes estarão vivos.

A sobrevida depende do estágio do câncer no momento do diagnóstico. Pacientes em estágio mais precoce têm possibilidade de tratamento curativo e a sobrevida é maior, enquanto paciente com neoplasia avançado, não dispõe de tantas opções de tratamento.

O “Programa Inspire Saúde Respiratória”, iniciativa que visa rastrear, informar, monitorar e educar pessoas que apresentem ou possam apresentar problemas respiratórios, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o câncer de pulmão, tem direcionado indivíduos com necessidade de seguimento especializado para o Ambulatório de Nódulos Pulmonares.

O Ambulatório de Nódulos Pulmonares do HCFMB é um serviço especializado e recebe pacientes do Departamento Regional de Saúde (DRS-VI) e de Botucatu para rastreamento de câncer de pulmão em pacientes com fatores de risco.

Prevenção, sinais e tratamento

A forma mais eficaz de combate ao câncer de pulmão é a informação. Por isso, o Agosto Branco, mês de conscientização sobre a prevenção do problema, busca disseminar dados sobre a doença.

O número de pacientes jovens diagnosticados com câncer de pulmão tem crescido nos últimos anos, de acordo com as estimativas internacionais. O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença e por isso o Agosto Branco tem o objetivo de alertar os fumantes para deixar esse hábito tão prejudicial, principal forma de prevenção do câncer de pulmão.

Quando o indivíduo é diagnosticado com o câncer de pulmão, dependendo do estágio em que o tumor está, o tratamento é cirúrgico e associado com a quimioterapia e radioterapia (nem sempre nessa ordem). Há casos em que o paciente é inserido no contexto dos cuidados paliativos em virtude do avanço da doença.

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.