A equipe da REDE ALPHA foi procurada por familiares e amigos de um paciente internado no Hospital das Clínicas de Botucatu, que necessitou de sangue.
Como é de praxe, o próprio hospital solicita aos familiares que façam em seu grupo familiar e de amizades, uma campanha de doadores para reabastecer os estoques do Hemocentro.
O que causou um espanto nesses familiares foi o fato de chegarem ao Hemocentro na data de hoje dia 16/02 e o mesmo recusou-se em fazer a captação de sangue devido não terem equipe suficiente para o procedimento no próprio hospital
A REDE ALPHA entrou em contato com o Hemocentro e uma das funcionárias que estavam no departamento disse que: “a única equipe de captação composta por apenas 2 pessoas estavam em captação externa na cidade de Paranapanema e os demais funcionários do setor estavam afastados.” e complementou ainda que “a única doação possível a ser feita na data de hoje seria a de plaquetas”.
Foi feito de igual forma o contato com a Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas de Botucatu e a mesa nos respondeu: “Nesta sexta-feira, 16, das 8h às 13h, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou uma ação de coleta externa de sangue na cidade de Paranapanema, na Unidade Básica de Saúde Irmã Guilhermina (Rua Fortunato Martins de Camargo, 444 – Centro), aberta a todos os interessados e sem necessidade de agendamento. A doação será feita por ordem de chegada. Em função do deslocamento da equipe, nesta data, o Hemocentro em Botucatu fará exclusivamente coleta de plaquetas.”
Situações como esta se tornam um imenso absurdo e um descaso com a população. Vivemos um momento delicado no tocante a dengue e até mesmo quanto às demandas de captação de sangue que por si mesmo já são difíceis de recrutamento de doadores.
A imprensa de Botucatu é constantemente contatada pelo Hemocentro de Botucatu para chamar os doadores pois sempre há demanda de falta de sangue, agora quando os doadores aderem a este chamado, o hospital não conseguem fazer a recepção destes doadores. Lamentável o estado que encontramos na saúde em Botucatu.