Hoje vamos falar um pouco sobre a cidade de Bofete

Bofete faz parte do Polo turístico da Cuesta , como já vimos na edição 1.

O nome “Bofete” foi dado à cidade por causa de um morro que tinha uma pequena câmara escavada na rocha, onde os tropeiros que viajavam de Minas Gerais ao Paraná costumavam guardar alimentos não perecíveis e água fresca para seus colegas que utilizavam a mesma rota.

Este tipo de acordo persiste ainda hoje na Floresta Amazônica entre seringueiros e garimpeiros.

Assim, o nome do dito relevo ficou conhecido como “Morro do Buffet”, em francês quer dizer “aparador de comida”.

A denominação, foi “abrasileirada” para Bofete e acabou dando o nome ao pequeno vilarejo, que até ali se chamava “Samambaia”.

Bofete também tem a vista para o Gigante Adormecido e as 3 Pedras, que é cenário de inúmeras lendas!

Dizem que as 3 Pedras é local de pouso de OVNIS e de tesouros enterrados por jesuítas, è possível acampar no Sítio Três Pedras, da sede podemos fazer uma caminhada pela TRILHA DAS NASCENTES de nível moderado, durante o percurso tem uma queda d’água mas não chega a ser uma cachoeira e inúmeras nascentes e afloramentos do AQUÍFERO GUARANI.

Aprecie a vista e cuidado ao andar na região sem guia.

Além da cidade ser conhecida pelo ecoturismo e cicloturismo, também é conhecida pelas fazendas que produzem queijos, destacando a QUEIJARIA BELA FAZENDA.

Todos os queijos são artesanais e autorais, feitos com leite cru da vaca JERSEY e derivados orgânicos, a especialidade é o QUEIJO AZUL.

A fazenda abre as portas aos sábados de manhã em 3 horários que devem ser agendados com antecedência pelo site , no passeio é possível provar os queijos feitos por eles (valor no site do kit degustação) e ver a produção e maturação dos produtos.

Mas não deixe de comer e beber no Restaurante Quilombaria, as comidas/petiscos e sucos são deliciosos e servidos em pratos montados com flores.

O nome foi dado ao local em homenagem aos Quilombos que havia nas fazendas de café da região no passado.

Aproveite para passear na HORTA MANDALA, que fica ao lado do restaurante, para conhecer o sistema de produção sustentável do local.

Bofete também é conhecida pela SILVICULTURA, prática de reflorestamento e regeneração de pastos, plantando árvores nativas, atraindo pássaros e protegendo o solo.

Colunista: Juliana Gomes

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.