Hospital do Bairro em Botucatu foi inaugurado inacabado

Especialistas em gestão pública afirmam que, para a inauguração de uma obra pública precisa estar concluída para ser inaugurada. Várias jurisprudências também evidenciam a responsabilidade do gestor e os riscos inclusive de multas e perda de direitos políticos em relação a inauguração de obras inacabadas.

No caso do Hospital do Bairro, o que se observa é que o Hospital não está em funcionamento por que a obra de reforma não foi terminada e ainda esta sem equipe e sem insumos para que seja realmente utilizado pela população. Portanto, está muito aquém do padrão necessário de segurança e sanitária para o seu real funcionamento. E portanto, não deveria ter sido inaugurada, o que tem provocado consternação e revolta pela população e deixando a comunidade sem os…

Alpha Notícias recebeu reclamações de munícipes de Botucatu e constatou que o Hospital do Bairro ainda não está pronto para atender à população, apesar de ter sido inaugurado no último dia 30 de dezembro de 2024, inclusive com a presença do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD); o Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab que também presidente nacional do partido PSD e o Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva (PSD).

No entanto, no último sábado (04), a equipe da Alpha Notícias esteve no Hospital do Bairro após receber um pedido de um ouvinte que relatou dificuldades ao tentar realizar um exame de raio-X. Segundo o relato, ao chegar à unidade, encontrou um cartaz informando que não havia energia elétrica e que era necessário ligar para reagendar o exame. Essa situação levanta questões sérias sobre a funcionalidade e a prontidão das novas dependências hospitalares recentemente inauguradas.

O Hospital do Bairro (Sorocabano) deveria ter sido um marco na melhoria do atendimento à saúde da comunidade. Entretanto, informações apuradas pelo Alpha Notícias revelam que a obra foi apressadamente entregue pelo ex-prefeito, que visava concluir a construção antes do final de seu mandato.

Essa decisão parece ter sido tomada sem a devida consideração pela qualidade e pela segurança do atendimento à população que há anos aguarda pela reabertura deste hospital que foi fechado desde maio de 2011.

Durante a visita ao local, a equipe da Alpha constatou que, na verdade, o hospital ainda está longe de estar pronto para oferecer serviços adequados.

Problemas visíveis incluem a falta de uma instalação elétrica funcional, pisos inacabados, paredes sem acabamento, instalação hidráulica incompleta, áreas sem forro no teto e sistema anti-incêndio e para-raio inacabados.
Além disso, consta no Portal Transparência a abertura de tramitação para compra de insumos, medicamentos e materias hospitalares. hospitalares.

Contudo, o mais preocupante é a falta de transparência na contratação de funcionários capacitados para assumir as funções essenciais ao funcionamento de uma unidade de saúde hospitalar.
Especialistas em gestão pública afirmam que, para a inauguração de uma obra pública precisa estar concluída para ser inaugurada. Várias jurisprudências também evidenciam a responsabilidade do gestor e os riscos inclusive de multas e perda de direitos políticos em relação a inauguração de obras inacabadas.

No caso do Hospital do Bairro, o que se observa é que o Hospital não está em funcionamento por que a obra de reforma não foi terminada e ainda esta sem equipe e sem insumos para que seja realmente utilizado pela população. Portanto, está muito aquém do padrão necessário de segurança e sanitária para o seu real funcionamento. E portanto, não deveria ter sido inaugurada, o que tem provocado consternação e revolta pela população e deixando a comunidade sem os serviços de saúde que tanto necessita.

A população merece respostas e, principalmente, um hospital que funcione plenamente, com condições adequadas para atender suas necessidades. O Alpha Notícias continuará acompanhando essa situação e cobrando providências das autoridades competentes para que o Hospital do Bairro se torne, de fato, um espaço de cuidado e acolhimento à saúde da população.
O atual prefeito, Fábio Leite e a assessoria de comunicação da Prefeitura foram procurados pela equipe do Portal Alpha Notícias e até o fechamento desta matéria não se pronunciaram.

 

Assista a reportagem:

 

 

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.