Últimas Notícias

Instabilidade no e-commerce: especialista tira dúvidas sobre um dos temas mais temidos da Black Friday

As estatísticas da Black Friday no Brasil aumentam a cada edição do evento. Só no ano passado, as compras na data renderam 3,2 bilhões de reais ao varejo nacional, segundo dados da Ebit-Nielsen. Em 2020, mesmo com o cenário pandêmico, os números do e-commerce são animadores, já que a Ebit-Nielsen também apresentou um estudo, publicado em agosto, que apresenta: esse ano o setor faturou 38,8 bilhões até agosto. 

 

A FC Nuvem – frente de Computação em Nuvem do Grupo FCamara – realizou um evento online com os especialistas Emerson Cardoso – CTO da empresa e Julio Quierati, especialista em TI para Black Fridays. Os executivos explicaram como lojistas podem se destacar na data, aplicando ações preventivas de TI para evitar instabilidades. A empresa já realizou grandes operações de Black Friday em grupos como Saraiva e Raia Drogasil.

 

Segundo Cardoso, para ter sucesso na data é preciso estabelecer metas. “Para ter uma boa TI, temos que entender quais são as expectativas do lojista. Se a ideia é ter 50% a mais de tráfego, então precisamos nos preparar para 70%. O sucesso vem da prevenção. Vale lembrar que a nuvem permite utilizar recursos de auto-scaling que ajusta automaticamente a capacidade para manter um desempenho constante e previsível e esse recurso permite que o lojista seja cobrado pelo real uso e consumo de recursos de seu ambiente”, explica o CTO.

Confira abaixo as dicas.

 

1 – Quais devem ser as preocupações do lojista no dia da Black Friday? 

O CTO aconselha que as atenções do lojista devem estar voltadas para três tópicos:

 

Atualização do preço: Para ele, deve-se prestar muita atenção na atualização do preço promocional, pois ele deve ser alterado o quanto antes, para evitar que clientes acessem a plataforma e não vejam os descontos. 

 

Campanhas de venda: Posts nas redes sociais tem de ser feitos, além de uma mudança no visual do próprio site, com mudança do banner principal para algo que chame a atenção do consumidor, relacionado às ofertas ou ao evento em si.

 

Esquentar os cashs: Preparar as páginas principais de tráfego dos consumidores, para que eles tenham respostas rápidas do servidor e do sistema.

 

2 – Como manter a reputação do site para a data?

Emerson afirma que alguns cuidados são necessários para que o cliente sinta confiança na hora de efetuar a compra. Isso depende da reputação do site e da imagem da empresa. O CTO indica que o lojista mantenha o CNPJ da empresa sempre à vista em sua plataforma, para passar segurança ao consumidor. 

 

Além disso, aconselha a valorização dos certificados digitais de segurança e um serviço de SAC preparado para atender quaisquer dúvidas ou reclamações de seus usuários.

 

3 – O que fazer para o site não cair na na Black Friday? 

Muitos sites acabam caindo durante a data. Emerson deu detalhes do porquê isso acontece: “um dos principais pontos é o volume subestimado de usuários.” 

 

Baseando-se nessa dificuldade, ele dá a dica: simular números maiores.  “Se o setor comercial informa que o número estimado é de 50.000 usuários, durante os testes nós vamos trabalhar com um número no mínimo 30% maior. Se o número vier maior, já estamos preparados para suportar sem nenhum problema”. 

 

Sobre o Grupo FCamara 

Considerada a maior empresa de serviços para ECommerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI que promove transformação digital, oferecendo múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais: www.fcamara.com.br/

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Dois indivíduos são abordados pela Guarda Municipal de Botucatu com objetos furtados

Na noite de ontem a Equipe GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) em patrulhamento preventivo pelos bens públicos esta equipe ...