Mãe

A primeira foto é de minha mãe. Linda, né? Ela já se foi há algum tempo. Percebam o sorriso dela. Contagiante. Foi feliz e fez felizes muitas pessoas. Cuidou do meu pai, cuidou dos filhos e cuidou dos meus filhos, enquanto minha mulher e eu trabalhávamos. Tenho muita saudade dela. Muitos têm. Faz tanta falta!

Na segunda foto, estou com a mãe de meus filhos. Felizmente, ainda não perdeu o sorriso que está estampando na foto. Cuida de mim há tanto tempo. Cuida dos filhos, ainda. Cuidou de minha mãe e da mãe dela, quando precisaram. Sua felicidade é ser útil e solidária. E tem paciência comigo, desde os meus dezessete anos.

Domingo é o dia delas. Todos os filhos se lembrarão da importância das mães, da necessidade das mães, do amor das mães, da dedicação das mães. Isso é importante, mas mais importante que isso é refletir sobre a função das mães na sociedade de hoje. As mães passaram a ter múltipla função, dentro e fora da casa. Além de mãe, é professora, empresária, empregada doméstica, policial, provedora. Além das múltiplas atividades de mãe, ainda é artista, é política, cientista, pesquisadora, provedora.

As mães lutam dentro e fora de casa. São racionais e emocionais. Agem com o cérebro e com o coração. E são incansáveis. Nunca estão longe. Estão sempre perto das pessoas que elas amam e delas necessitam.

Sim, é justo amar as mães, por tudo que elas representam na família e na sociedade. Mas também é justo, além de amá-las com toda a intensidade, respeitá-las pela capacidade que têm de serem múltiplas e onipresentes.

Parabéns a todas as mães! E sejamos sempre gratos a elas, todos os dias. Gratidão manifestada com amor, companheirismo, compreensão e solidariedade.

BAHIGE FADEL

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...