Locais fiscalizados pela Cetesb em Marília recebem descarte irregular de resíduos

Marília: Cetesb multa Prefeitura por descarte irregular de resíduos

A Cetesb autuou a prefeitura de Marília por descarte irregular de resíduos. São madeiras, galhos, móveis, plástico, papelão, pneus e restos de construção civil que estão em locais inapropriados.

São espaços da cidade que costumam receber estes materiais de moradores do entorno. Isso gera acúmulo de água parada e favorece a proliferação do mosquito da dengue. O número de casos já está perto de 2 mil e quatro pessoas morreram na cidade pela doença.

No total, foram três locais autuados e as multas somam R$ 66.653,6. Em um dos locais, no bairro Parque das Acácias, foram encontradas as seguintes irregularidades: disposição inadequada de resíduos sólidos inertes e da construção civil a céu aberto e diretamente sobre o solo, causando poluição ambiental, e não atendimento às exigências técnicas do auto de infração imposição de penalidade de advertência.

Já no Jardim Guarujá, onde foi aplicada apenas uma advertência, foram encontrados problemas como disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos (madeiras, galhos, móveis, plástico, papelão, pneus, entre outros), a céu aberto e diretamente sobre o solo, causando poluição ambiental.

E o terceiro local, onde foi aplicada multa de quase R$ 60 mil, no Jardim Parati, foram averiguadas as seguintes irregularidades: disposição inadequada de resíduos sólidos (resíduos da construção civil), a céu aberto e diretamente sobre o solo, causando poluição ambiental, e não ter atendido às exigências técnicas.

Em nota, a prefeitura de Marília informa que já está tomando providências para realizar a limpeza dos três pontos afetados por resíduos descartados irregularmente. Ressalta ainda que realiza manutenção periódicas nas áreas das ruas Álvaro Feijão, no Parque das Acácias, e Cecílio Rocha, no Jardim Guarujá, e por isso vai recorrer contra a autuação.

Já sobre o ponto na Rua André Moura, no Jardim Parati, informa que o terreno onde se encontra o acúmulo do resíduo é particular. Desta maneira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já acionou o proprietário para que realize a limpeza.

A prefeitura destacou ainda que a população pode ajudar no controle do descarte irregular de resíduo denunciando pelos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6000 ramal 6094, do Meio Ambiente, ou em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos fones 3402-6000 ou 0800-7766-111.

Fonte: G1

Foto: Aline Albuquerque

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.