Os alimentos que devem dominar a dieta nos Estados unidos

Nesta quarta-feira (7), no entanto, a Casa Branca divulgou a nova Diretriz Alimentar que propõe uma reformulação nos padrões e adesão à dieta preconizada por médicos e entidades internacionais, caso da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mote é escolher “comida de verdade”, ou seja, colocar frutas, legumes, verduras, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis na alimentação, cortando os ultraprocessados e carboidratos refinados.

Um site foi criado para apresentar o guia alimentar que, em muitos aspectos, tem semelhanças com o Guia Alimentar para a População Brasileira, cuja primeira edição foi publicada em 2006, pelo reforço ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados.

A diferença é que foca em proteínas como principais alimentos, enquanto o guia brasileiro sugere que os produtos de origem vegetal devem ser a base da alimentação.

Segundo o Departamento de Saúde e Servicos Humanos (HHS, na sigla em inglês), as diretrizes pautam os programas federais de alimentação e a proposta é replicar os padrões alimentares recomendados em escolas e órgãos militares e de veteranos.

O departamento, comandado pelo secretário Robert F. Kennedy Jr., diz que as recomendações podem ser seguidas de acordo com as preferências, necessidades e renda da população.

A justificativa para a mudança de padrão, que prega a redução do consumo de carboidratos, açúcar adicionado, sódio em excesso e aditivos químicos, é melhorar a saúde da população e diminuir a incidência de doenças crônicas.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.