O prefeito Anderson Prado anunciou esta semana o cancelamento da Facilpa (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista). A decisão foi tomada levando em conta a orientação do Comitê de Combate a Covid-19 e após conversa com os vereadores. Este é o terceiro ano consecutivo que a festa que integra as comemorações do aniversário de Lençóis Paulista não pode ser realizada por conta da pandemia.
“Faço isso com tristeza, haja vista que será o terceiro ano sem as grandes festividades que celebram a grandeza de Lençóis Paulista no seu aniversário de emancipação. As autoridades sanitárias do município recomendaram a não realização devido à insegurança sanitária”, disse o prefeito ao Acontece na Região por meio de nota.
Apesar da queda no número de casos nesta semana, 196 lençoenses morreram pela Covid-19 desde o início da pandemia, segundo os dados divulgados no Boletim Epidemiológico do dia 17/02.
Lençóis Paulista é referência no combate a doença com a realização de testagem em massa e várias ações integradas que são destaque nacional.
“Até aqui, Lençóis Paulista foi referência no combate ao coronavírus com medidas sanitárias, tributárias e sociais que permitiram que a cidade atravessasse os piores momentos da pandemia. Então, de forma cautelar, escolho acatar a recomendação do Comitê, que até agora, com interesse na vida e na saúde, permitiu que superássemos os grandes obstáculos impostos pela Covid-19. Esperemos a Facilpa de 2023, que será grandiosa e inesquecível. Mas, ainda, é momento de segurança, monitoramento e precaução”, finaliza
A Facilpa estava marcada para acontecer entre 28 de abril a 8 de maio e a licitação da empresa que seria responsável pelo evento já tinha sido realizada, mas com a nova onda da doença, a orientação foi de suspender o evento.