A Prefeitura da Estância Turística de Avaré publicou a Portaria nº 761, designando a servidora Marisa Dias Mello, para realizar visitas e fiscalizações periódicas em Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s).
O decreto, assinado pelo prefeito Roberto de Araújo, tem como objetivo “assegurar o bem-estar das crianças da rede municipal de ensino” e garantir o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A medida ocorre em um momento delicado para a Secretaria de Educação de Avaré. Conforme informações levantadas, o decreto foi publicado após a Polícia Civil da cidade abrir um inquérito para apurar denúncias de agressões contra bebês em um CEI localizado na Vila Martins II. A investigação tem como foco uma Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), funcionária da Prefeitura.
As suspeitas surgiram no final do semestre, quando uma mãe notou hematomas no rosto de um dos filhos. Inicialmente, a funcionária teria alegado que a criança havia caído, mas sua versão dos fatos mudou, levantando a desconfiança da mãe, que procurou a Secretaria de Educação.
Diante da denúncia, o secretário de Educação solicitou as imagens do sistema de monitoramento da sala do berçário. De acordo com o secretário, as gravações “lamentavelmente” confirmaram que a auxiliar agredia os bebês com tapas.
Indignado com o conteúdo das imagens, o secretário afastou imediatamente a servidora de suas funções.
A servidora designada, segundo a portaria, deverá apresentar relatórios periódicos sobre suas atividades de fiscalização. O decreto entra em vigor na data de sua publicação, indicando a urgência da prefeitura em tomar providências diante do caso.
Fonte: A Voz do Vale
Foto: Reprodução