Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente fala sobre desafios

Na noite de terça-feira (23), o Complexo Alpha recebeu a Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Bianca Picado Gonçalves, Advogada, Bióloga, graduada em Ciências Biológicas, para falar sobre os desafios em relação ao Meio Ambiente em Botucatu e sobre os trabalhos que o CONDEMA desenvolve no município.

Segundo Bianca, que assumiu a presidência em 2023, existem muitos desafios nesta temática em nossa cidade. Por existir problemática como as mudanças climáticas, a expansão de conjuntos habitacionais, a construção da Represa Plínio Paganini, o desmatamento de áreas de especulação imobiliária, os ribeirões em área urbana, a proteção da fauna silvestre, planejamento da arborização, entre outros.

“(…) Quando se trata de meio ambiente, entendemos que é um trabalho amplo e difícil de trabalhar. As grandes construções estão avançando os espaços que eram ocupados por animais e plantas. No município de Botucatu, tem aumentado o número de animais atropelados nas rodovias, que estão em fuga de seus territórios. Para a construção da barragem, foi necessário desmatar áreas próximas às cachoeiras que são habitats de animais com riscos de extinção (…)”, esclareceu.

Bianca instrui que, todos os projetos arquitetônicos devem passar por análises em vários aspectos, através de estudos aprofundados e técnicos não só da construção civil, mas também ambiental. Esclarece que o Conselho está sempre à disposição para orientar qualquer munícipe. “(…) Toda demanda é avaliada pela câmara técnica específica que é formada por conselheiros especializados e muito atuantes. Após o laudo concluído, a demanda é enviada para plenária para serem deliberados pelo grupo. Nosso Conselho é autônomo, independente, apolítico e muito atuante (…)”.

Acompanhe a entrevista completa através do link

https://www.facebook.com/share/v/hMouz9rtiVdufd2V/?mibextid=oFDknk

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.