Professor Juliano Calonego é o novo diretor-presidente da FEPAF

Professores Alexandre Dal Pai e Edson Furtado seguem integrando a Diretoria.

No dia 15 de outubro, o professor Juliano Carlos Calonego tomou posse como diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), vinculada à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu. A posse ocorreu em reunião do Conselho Curador, realizada na sede da Fepaf, na Fazenda Experimental Lageado.

Além do professor Juliano, que também exerce a função de supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEs) da FCA, os demais diretores da Fundação continuam sendo os professores Alexandre Dal Pai, do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia, agora em seu terceiro mandato, e Edson Luiz Furtado, do Departamento de Proteção Vegetal, que já exerceu o cargo de diretor presidente na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp) e na própria Fepaf. Os mandatos dos integrantes da nova Diretoria têm duração de dois anos.

O professor Juliano destacou a alegria e a responsabilidade de exercer a nova função. “É um momento de muita felicidade, porque reconhecemos a importância da Fepaf como um instrumento institucional para a viabilização de projetos de pesquisa, eventos, apoio a estudantes, interlocução com a iniciativa privada, projetos de extensão e outras iniciativas. A Fundação, pela sua capacidade de gestão e administração, viabiliza muitas dessas iniciativas com muita competência. Logicamente, nesse início de gestão ainda vamos conhecer melhor todo o trabalho feito pela gestão cessante. Sabemos que foi um trabalho profícuo executado por pessoas muito capazes. E vamos dar andamento nesses projetos, sempre com muita responsabilidade”.

O professor destacou a importância do apoio dos professores que seguem compondo a Diretoria. “A Diretoria se manteve parcialmente, com a presença dos professores Furtado e Dal Pai e eles já trazem todo o conhecimento e experiência de mandatos anteriores para essa nova gestão. Essa mescla de novidade e experiência é extremamente positivo e vai ajudar a continuidade dos projetos. Como o trabalho das gestões passadas foi muito bem feito, creio que essa passagem de bastão será bastante tranquila”.

Após doze anos como diretora da Fepaf, sendo os últimos quatro como diretora-presidente, a professora Renata Cristina Batista Fonseca, deixa a Fundação para assumir a Vice-diretoria da FCA em 2025. “Acho que nesse momento é importante honrarmos todos os que nos antecederam e também agradecer a todos os que estiverem conosco durante esse tempo. Fico muito tranquila e feliz por deixar a Fundação numa boa situação. Tenho uma sensação boa de dever cumprido e confio muito nessa gestão que se inicia. Os professores Furtado e Dal Pai continuam e o professor Juliano chega com toda uma experiência de gestão das Fazendas. Tenho certeza que será uma gestão tranquila, sábia, ponderada e que a nossa Fundação estará em ótimas mãos”.

O objetivo principal da Fepaf é apoiar programas de desenvolvimento econômico, social e ambiental estabelecidos com a Unesp e outras instituições. Sua principal atividade é a administração de projetos de pesquisa realizados por equipes de docentes da FCA e de outras instituições relacionadas à agricultura, agroindústria, indústria de insumos e equipamentos agropecuários, preservação e recuperação ambiental. Vários destes projetos contemplam bolsas de auxílio aos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas pesquisas.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.