São Paulo lança atendimento em Libras no app do Poupatempo

O governo de São Paulo liberou na última quarta-feira (10) o atendimento em Libras no aplicativo Poupatempo para cidadãos com deficiência auditiva. Segundo a gestão, são mais de 592 mil pessoas em todo o estado.

O aplicativo oferece a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliar pessoas com deficiência auditiva em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual. Em nota, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, celebrou o programa.

“Esse é um marco histórico no estado de São Paulo e revoluciona a rotina das pessoas surdas, permitindo a comunicação direta em Libras por meio do aplicativo. É uma iniciativa que não apenas abre portas para a comunidade surda, mas também representa um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm igualdade de acesso aos serviços públicos. A tecnologia é uma aliada para criarmos mudanças reais e positivas na vida das pessoas”, disse.

A novidade faz parte integrante do programa estadual São Paulo São Libras, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo desenvolvimento do app.

O aplicativo conta com1,1 mil serviços digitais, como a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros. Além disso, é possível agendar gratuitamente datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.

Como baixar o app Poupatempo.SP.GOV.BR

O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo.SP.GOV.BR”.

O acesso ao aplicativo será feito com autenticação da plataforma federal GOV.BR. O cadastro na plataforma federal pode ser feito pelo site https://acesso.gov.br ou pelo aplicativo GOV.BR, que também está disponível para Android e iOS. É totalmente gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.

São Paulo São Libras
Lançado em outubro, o programa se estende para 1,3 mil delegacias, 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diversas áreas do estado.

 

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.