Há cerca de 30 anos a população de Vitoriana, mais especificamente os moradores da Rua João Jacob Karan (conhecida como Rua Belém da Vala), no Distrito de Vitoriana, vêm esperando pelo asfalto.
Mesmo a prefeitura anunciando que 100% da cidade estava asfaltada, antes da eleições, esse é um dos vários lugares que ficaram esquecidos pelo poder público.
Há quase 1 ano, o jornalista Fernando Bruder e a equipe da Rede Alpha acompanham a situação destes moradores.
“Minha equipe de jornalismo foi contactada, a primeira vez, pelo morador Ronaldo que expôs a situação de descaso da prefeitura e a falta de apoio dos vereadores sobre o caso. Ele informou que mora há cerca de 6 anos nesta rua e tentou contato com todos os vereadores e todos os presidentes da Câmara Municipal, mas ninguém deu atenção para a situação dos moradores que sofriam com a lama em épocas de chuva, que impossibilitava as crianças irem para a escola; os idosos de serem atendidos no posto de saúde; e os pais e mães de família, de irem trabalhar, informou o jornalista Fernando Bruder.
“Em outras ocasiões sofriam com a terra e a poeira dentro de casa, em épocas de seca”, ressalta Fernando Bruder.
O morador expôs ao jornalista Fernando Bruder que há 1 ano, a prefeitura iniciou a construção das valetas para águas pluviais, mas a obra não foi concluída e estava sendo entupida por entulhos e terra inviabilizando o que já tinha sido feito, uma vez que a Prefeitura não concluiu as benfeitorias.
“Em visita ao local, pude conversar com vários moradores e uma delas, uma idosa moradora das primeiras casas da rua, informou ter caído dentro de uma dessas valetas inacabadas que foi deixada, sem tampa, causando múltiplos ferimentos.
Esta mesma idosa ainda relatou sobre o lixo que constantemente fica aglomerado na rua, sem a devida coleta pelo serviço de zeladoria do município e ainda, da falta de iluminação, deixando as ruas escuras durante a noite, aumentando os riscos de violência no logradouro.”
Naquela ocasião, o jornalista Fernando Bruder procurou o secretário de obras em exercício, Taborda e o prefeito Pardini. E foi informado pelo secretário, via WhatsApp, que os recursos para o asfaltamento desta rua seriam encaminhados pelo governo do Estado, mas nada até aquele momento, havia sido concretizado.
O jornalista Fernando Bruder retornou ao bairro, após 6 meses, e pode verificar que foram colocados apenas pedras britas na extensão da rua, mas nem as galerias foram concluídas e muito menos o asfalto foi instalado.
No entanto, ontem o vereador Laudo, que já tinha sido procurado anteriormente pelos moradores sem sucesso, solicitou requerimento para esclarecimentos junto ao executivo sobre a verba destinada ao asfaltamento da rua, que foi encaminhada pela Deputada Dani Alonso e o Deputado Capitão Augusto.
O que mais espanta é que a universalização do asfalto em Botucatu foi até motivo de campanha, o que não pudemos constatar em diversos bairros do nosso município. Agora em final de mandato, diversas ruas principalmente da área central da cidade receberam recapeamento, mas infelizmente casos como esse do Distrito de Vitoriana, ainda sofrem à duras penas, a falta do asfalto.
“Vou continuar acompanhando o caso”, ressalta Fernando Bruder.
“Espero que em breve, realmente, essa comunidade seja contemplada nas suas demandas. Continuarei acompanhando e cobrando.”