Últimas Notícias

Programa Senac de Aprendizagem abre oportunidades profissionais para jovens

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% no final de 2020, com um aumento de 6% em relação a 2019. Esse índice é considerado o maior da série histórica, iniciada em 2012. De acordo com o próprio instituto, esse público também foi afetado pela pandemia de Covid-19.

Para auxiliar o crescimento de contratações de jovens aprendizes, o Senac oferece o Programa de Aprendizagem, uma capacitação profissional pela qual os jovens podem ter sua primeira experiência no mundo corporativo. Vinculado à Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, o programa estimula os alunos a encontrarem soluções para situações-problema do cotidiano, que propiciem condições de um aprendizado amplo e significativo.

“Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando-lhe oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional com mais oportunidades”, diz Tiago de Oliveira Soares, docente do Programa no Senac Botucatu.

O docente reforça que o Programa Senac de Aprendizagem contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes desenvolverem competências voltadas à profissionalização e cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.

Um entre os inúmeros exemplos do sucesso deste programa é Luís Vinícius Santos, 28 anos, que trabalha há 10 numa rede de supermercados de Botucatu. Começou sua trajetória profissional como aprendiz e afirma que a qualificação foi determinante para seu crescimento.  “Eu era muito tímido, mas a oportunidade de lidar com pessoas durante o curso e a orientação dos docentes contribuíram para que eu desenvolvesse habilidades como relacionamento interpessoal, responsabilidade e liderança”, pontua.

O ex-aluno acrescenta ainda que, após o período do programa foi efetivado e com o passar do tempo se qualificando. Hoje é o responsável pela coordenação de cerca de 100 funcionários, além de ser o tutor dos jovens aprendizes que iniciam na empresa.

O programa propicia aos alunos que desenvolvam seus conhecimentos e empoderem-se de suas habilidades por meio de dinâmicas, rodas de conversa, vídeos, pesquisas e trabalhos em grupo. São 17 meses de treinamento com carga horária de 1.560 horas, das quais 480 são teóricas no Senac e 1.080 relativas à prática na empresa.

Outras informações sobre como participar do Programa Senac de Aprendizagem estão disponíveis no portal www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade para verificar os documentos necessários.

 

Serviço:

Senac Botucatu

Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Batalha entre brasileiros e estrangeiros agita Super Final do Arena Cross 2021

A Super Final do Arena Cross, neste sábado e domingo (27 e 28/11), promete fortes emoções na pista montada no ...