O reitor da Unesp Pasqual Barretti e o secretário estadual da Casa Militar e Defesa Civil coronel Henguel Ricardo Pereira assinaram nesta terça-feira (24), na sede do IEAMar-Unesp, em São Vicente, um termo de cooperação para que o radar meteorológico móvel recém-adquirido pela Universidade seja utilizado para estudos e monitoramentos de interesse da sociedade paulista.
Até o final do ano, o equipamento será posicionado na cidade de Ilha Bela para monitoramento do clima e de fenômenos atmosféricos no litoral norte, região atingida em fevereiro por um violento temporal que deixou dezenas de mortos. Adquirido pelo Instituto de Estudos Avançados do Mar Prof. Dr. Peter Christian Hackspacher (IEAMar) da Unesp, o radar meteorológico, de banda X, é de fabricação norte-americana, possui 500 watts de potência, uma antena de 1,80m e alcance que se estende a 120km, segundo o seu manual técnico. É o único do gênero no estado de São Paulo.
A montagem do radar meteorológico foi concluída nesta semana na sede do IEAMar, onde ainda serão realizados ajustes e os primeiros testes necessários antes que o equipamento entre efetivamente em funcionamento. Pelo termo de cooperação, os dados gerados pelo radar serão enviados para o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Faculdade de Ciências do câmpus de Bauru da Unesp, sendo posteriormente compartilhados com a Defesa Civil, responsável pela emissão de alertas à população com base na previsão meteorológica.
“Este radar, de altíssima tecnologia, terá a sua primeira missão que é enfrentar o período de chuvas que se aproxima na cidade de Ilha Bela. É uma satisfação enorme levarmos a pesquisa, a alta tecnologia da Universidade, para tão perto da sociedade e o governo do estado reconhecer este nosso esforço”, diz o reitor Pasqual Barretti.
A cooperação relacionada ao novo radar meteorológico tem tudo para ser apenas o “primeiro passo” de uma parceria mais ampla, segundo o secretário estadual da Casa Militar e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira. Durante a cerimônia de assinatura do acordo, ele classificou a aproximação entre a academia e o poder executivo de “sonho” com potencial de “salvar vidas”.
“Este é o primeiro passo, um grande apoio da Unesp junto à Defesa Civil do estado. Talvez um passo para uma caminhada de um grande projeto de outros oito radares meteorológicos para uma cobertura total no estado”, afirma o secretário estadual.