Creches municipais incentivam a amamentação com espaço acolher para mães e bebês

Quando uma mãe procura a Rede Municipal de Ensino para matricular seu bebê nos berçários das creches, uma das grandes inseguranças é como manter a amamentação?

A promoção da amamentação na creche faz bem para a saúde do bebê, protegendo-o de doenças, auxiliando no desenvolvimento da fala, transmitindo amor e carinho, fortalecendo os laços entre mãe e bebê. Por esses motivos, o ingresso da criança à creche deve garantir a continuidade do aleitamento materno. Para atender esta necessidade de mães e bebês, que os centros de educação infantis de Botucatu são equipados com uma sala de amamentação.

“O papel da escola é estratégico, uma vez que traz inúmeros benefícios à criança e por isso os gestores e equipe escolar preparam com muito carinho salas e/ou espaços tranquilos e confortáveis para que essa prática não seja interrompida”, destacou Lilian Colpas, coordenadora da Educação Infantil.

O espaço é desenvolvido em cada unidade para garantir o maior conforto, sendo equipado com poltronas e cadeiras para amamentação, fraldário exclusivo, e até mesmo geladeira para o armazenamento de leite das mães.

Daiane Xavier é mãe do José Felipe de apenas 8 meses e conta que utiliza a sala de amamentação do CEI Claudeval Luciano da Silva desde o primeiro dia do filho na creche.

“Pelo menos duas vezes por dia eu venho a essa sala para amamentação e posso dizer que é excelente poder contar com este espaço. Eu sempre quis amamentar exclusivamente meu filho e sei que com esse apoio da escola eu vou poder fazer isso por bastante tempo”, destacou Daniela.

“Eu não sabia que existia um espaço como este na creche e fiquei muito feliz, porque é mais cômodo eu vir aqui duas vezes por dia para amamentar do que tirar o leite e enviar para a escola”, afirmou Daniela Conceição, mãe de Antony Henrique de 1 ano.

As salas de amamentação ficam à disposição das mães durante o período de aula. Já aquelas que não têm como comparecer na escola para amamentar, também tem a opção de enviar o leite materno congelado. As equipes são treinadas para fazer o aquecimento correto e oferecer aos bebês.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o leite materno deve ser o alimento exclusivo nos primeiros seis meses do bebê. A partir dessa idade, e até os dois anos ou mais, a recomendação é que a amamentação seja mantida junto com o consumo de alimentos.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.