Últimas Notícias

Sabesp conclui obras no Córrego Paraíso, em São Manuel

A Sabesp concluiu recentemente as obras de contenção das margens do Córrego Paraíso, localizado no município de São Manuel. Os objetivos da obra são controlar o volume de água depositado no córrego e facilitar a retenção de água no local.

Afetado devido às fortes chuvas de fevereiro de 2020 (que também atingiu Botucatu, município limítrofe), o Córrego Paraíso sofreu intenso processo de erosão e teve suas margens rompidas. Assim, o grande volume de água pluvial danificou o Emissário de Esgoto Tratado e o talude próximo à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Manuel, que fica localizada ao lado do córrego.

Para a manutenção da área afetada, a Sabesp executou o levantamento topográfico da área e elaborou todo o projeto de contenção para que o empreendimento fosse realizado. As obras começaram em abril de 2021, com investimento de R$ 937.000,00.

A solução encontrada foi a instalação de gabiões (estrutura para evitar a erosão) do tipo caixa (maiores, para a parte hídrica) e colchão (menores, para a contenção erosiva) por uma extensão de 200 metros, em ambos os lados do córrego. Além dos gabiões colocados, também foi feita a reconstrução de 70 metros de emissários finais de esgoto, o reaterro com talude compactado e a urbanização da área.

“Este foi um importante empreendimento de recuperação do sistema de esgotamento sanitário que a Sabesp realizou em São Manuel, uma das áreas afetadas pelas chuvas de fevereiro de 2020. Além de reforçar a contenção e drenagem em épocas de chuvas intensas, também garantimos que o tratamento de esgotos não seja prejudicado e sobrecarregado pelas águas pluviais, para que assim água e esgoto sejam devidamente tratados”, destacou o superintendente da Sabesp na região do Médio Tietê, Maurício Tápia.

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Viver é muito perigoso

Hoje eu me levantei com essa frase de Guimarães Rosa na cabeça. Viver é, de fato, muito perigoso. E a ...