Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas amplia horário de atendimento

Com o objetivo de zerar a fila de espera, o Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) ampliou seu horário de atendimento. Desde janeiro, a unidade está com o expediente fixado de segunda a sexta-feira das 5h às 24h; antes, era das 8h às 21h.

De acordo com o médico responsável pelo Serviço, Batista de Oliveira Júnior, a medida foi implementada em virtude do período (quatro meses) que os pacientes diagnosticados com câncer tinham que enfrentar até chegar a Unidade.

Em janeiro, havia 70 pessoas que aguardavam para iniciar o tratamento radioterápico e, neste mês de abril, o número chega a 26. Estes pacientes são chamados em até quatro semanas para realização das sessões de radioterapia, após a consulta ambulatorial.

Dinâmica de atendimentos

Com a ampliação do horário, os pacientes de cidades da região e vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS-VI) são inseridos nas sessões ao longo do dia e àqueles de Botucatu ou que estão hospedados nas Casas de Apoio são direcionados para o período noturno ou nas primeiras horas da manhã.

“O paciente é o maior beneficiário. Houve uma compreensão da Superintendência do HC que a medida era importante e deu certo”, frisa o médico Batista de Oliveira Júnior.

No fim de 2022, antes da ampliação do horário, aproximadamente 70 pacientes eram atendidos diariamente pelo Serviço de Radioterapia. Atualmente são mais de 90 pessoas que recebem atendimento.

Encaminhamentos

As pessoas que necessitam de sessões de radioterapia chegam até o Serviço por encaminhamento das consultas ambulatoriais realizadas no próprio HCFMB.

“Abrir mais vagas para pacientes com tratamento oncológico de radioterapia no HCFMB tem um impacto significativo. Para o Hospital, significa um olhar humanizado que estabelece uma conexão com os pacientes e para os pacientes possibilita um acesso mais rápido ao tratamento, redução do tempo de espera e potencialmente melhores resultados no tratamento do câncer”, explica o médico Alessandro Lia Mondelli, Gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HCFMB.

Acelerador Linear (imagem ilustrativa)

JORNAL HCFMB

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.