Termômetros podem marcar 40ºC no interior e Defesa Civil recomenda cuidados contra incêndios e com a saúde da população

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil Estadual, a semana será marcada por tempo quente e seco em todo o estado de São Paulo.

Nesta semana, uma forte massa de ar seca e quente provocará altas temperaturas no decorrer das tardes, com termômetros atingindo facilmente valores acima dos 30°C, em grande parte das cidades paulistas. Este fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção para região litorânea.

Situações mais extremas podem ser registradas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40ºC, no período da tarde. Nestas regiões atenção redobrada também para o índice de Umidade Relativa do Ar, que deve alcançar níveis abaixo dos 20%, aumentando assim o risco para incêndios florestais. Já na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura máxima poderá chegar aos 34ºC e a umidade relativa do ar atingirá mínima de até 25%, considerado nível de atenção.

Nestas condições é fundamental que a população não coloque fogo em áreas de vegetação e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção a prática é considerada crime ambiental.

Este cenário também requer cuidados redobrados com a saúde, por isso recomendamos que todos se hidratem, bebam bastante água e se protejam do sol. Evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz.

Defesa Civíl do Estado

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.