Troca no alto escalão cria mal-estar até entre aliados do governo Suéllen

Um Mané Losila diferente ocupou a tribuna da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira (6). Geralmente comedido, o vereador vinha evitando criticar de maneira mais dura o governo Suéllen Rosim (PSD), uma postura atrelada à orientação da direção de seu partido em Bauru, o MDB. Isso mudou ontem.

“O vereador Miltinho Sardin (PTB) comentou na semana passada que as pessoas só criticam a prefeitura, só reclamam do governo. Mas da maneira como as coisas acontecem, fica difícil reconhecer as boas ações”, afirmou Losila antes de prosseguir com declarações ainda mais ácidas.

Ele comentava o envio à Câmara, por parte da prefeitura, do Projeto de Lei (PL) que enfim regulamenta o sinal 5G em Bauru. O texto, já praticamente pronto, foi entregue nas mãos do governo ainda no ano passado, mas chegou somente na última sexta-feira (3) ao Legislativo. “Foram sete meses de espera”, lamentou o vereador.

Losila prosseguiu. “Os R$ 5 milhões que estão sendo utilizados para recapear a [avenida] Duque de Caxias e outras ruas foram uma conquista minha. Eu fui pessoalmente até o Detran, em São Paulo, e consegui a verba. Em nenhum momento levei o crédito”, reclamou, para na sequência criticar uma negativa do governo a um de seus pedidos.

“Vai negar a solicitação de um parlamentar direto do gabinete, sem nem comparecer até o local? É assim que esse governo espera que a gente consiga construir algo em conjunto?”, finalizou o emedebista, que foi afagado pela oposição assim que desceu da tribuna.

MUDANÇA

A mudança de postura do vereador até assustou alguns vereadores, mas acompanha uma nova relação entre o MDB e o governo. O partido se distanciou da administração depois das recentes mudanças feitas pela prefeita Suéllen no alto escalão do Palácio das Cerejeiras.

Como noticiou o JC, Gislaine Magrini assumiu a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Flávia de Souza foi para a pasta de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), Levi Momesso virou diretor na Emdurb e Fabiano Serpa assumiu um departamento na Secretaria de Planejamento (Seplan). As mudanças foram anunciadas na sexta-feira (24).

Há casos em que o mal-estar não se resume apenas às conversas reservadas. O presidente do MDB, Rodrigo Mandaliti, disse a várias pessoas nos últimos dias que a maneira como a dança das cadeiras no secretariado aconteceu é algo a se lamentar. Até há pouco tempo, Mandaliti e Suéllen mantinham uma boa relação.

O dirigente partidário fez questão, segundo apurou o JC, de apontar seu descontentamento com a administração e descolar a imagem do MDB à do governo. A aliados, o emedebista tem frisado também a necessidade de se construir uma chapa contrária à reeleição da prefeita no ano que vem.

Mesmo integrantes do governo foram pegos de surpresa.

Nos corredores do Palácio das Cerejeiras, alguns dos que permaneceram na administração criticaram, veladamente, a forma como foi conduzida a mudança e disseram que souberam das medidas somente quando as nomeações foram anunciadas. Eles evitam, no entanto, tornar as declarações públicas.

ARTICULAÇÃO

Enquanto recebe fogo amigo, Suéllen também manobra para manter uma base consistente para a eleição. Nesta segunda (6), por exemplo, o pai da mandatária, Dozimar Rosim, almoçou com o ex-vereador e ex-presidente da Emdurb Luiz Carlos Valle. O encontro ocorreu num restaurante da rua Rio Branco.

A eleição do ano que vem foi o centro da pauta da reunião. O JC apurou que o grupo de Suéllen articula o apoio do ex-vereador. Valle tem uma base vista como “considerável” pelos Rosim, especialmente em razão da igreja, mas saiu desgastado da Emdurb no ano passado. Uma fonte ligada ao governo é taxativa: só o tempo dirá se o almoço conseguiu reconciliar o ex-vereador dos Rosim.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.