Cirurgia bariátrica: entenda os riscos do procedimento

A chamada redução do estômago é indicada para pessoas com obesidade mórbida ou que possuam problemas de saúde graves associados ao excesso de peso; Especialista explica tipos de cirurgia e suas implicações
Nesta quinta-feira (7/11), o irmão da cantora Ivete Sangalo, Jesus Sangalo, faleceu. Segundo as informações veiculadas na imprensa, a causa da morte estaria relacionada a complicações decorrentes de uma cirurgia bariátrica realizada pelo empresário, de 54 anos, ocasionando uma infecção generalizada.

Segundo dados da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), 0,2% dos paciente que passam pela cirurgia apresentam algum tipo de complicação pós intervenção, taxa comparável aos riscos de uma cirurgia de retirada da vesícula ou de uma cesariana. A entidade estima que ao ano são realizados 105 mil operações de redução do estômago, como o procedimento é popularmente conhecido.

“Os riscos da cirurgia bariátrica são baixíssimos, mas como qualquer tipo de cirurgia, pode levar em raras situações a complicações. Estamos diante de um cenário que representa dois em cada mil pessoas que passam pelo procedimento” comenta o cirurgião bariátrico Thales Delmondes Galvão.

Ele lembra ainda que os riscos de morte para pessoas com excesso de peso elegível ao procedimento, mas que evita realizá-lo, é muito superior em comparação uma uma possível complicação da operação. “Uma pessoa com obesidade mórbida possui um risco aumentado de ter complicações sérias de saúde e de morrer que chega a ser 40 vezes maior se comparado a uma pessoa da mesma idade com peso normal”.

O médico ressalta que antes de realizar a cirurgia, o paciente deve passar por uma avaliação médica completa, o que envolve uma equipe multidisciplinar de especialistas, que conjuntamente irão determinar se este indivíduo é elegível para o procedimento. “É necessário que o paciente candidato a uma cirurgia bariátrica seja avaliado não só pelo cirurgião especialista, mas também por cardiologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e pneumologista”, destaca Thales.

Atualmente um em cada cinco brasileiros é considerado obeso, conforme aponta a pesquisa mais recente do Ministério da Saúde. O levantamento, realizado em 2017, apontou que 41,6 milhões de pessoas ou 19,8% da população possui índice de massa corporal (IMC) acima de 30, o que é considerado obesidade. Destes, um terço (ou 13,6 milhões), possuem IMC acima de 35, o que os coloca na posição de obesos mórbidos.

Não à toa, o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias bariátricas. Ainda assim, a SBCM indica que em 2018 foram realizadas no total 63.969 cirurgias de redução do estômago. Esse volume de procedimentos representa apenas 0,47% da população obesa com IMC acima de 35, e que, portanto, seria elegível à cirurgia bariátrica e metabólica.

Em partes, Thales acredita que isso ainda se deve à desconfiança da população em torno da segurança do procedimento e da falta de conhecimento sobre a relação da intervenção com a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

“É importante lembrarmos que a obesidade é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma epidemia global e merece atenção, é uma doença que não deve ser ignorada. A cirurgia bariátrica não pode ser confundida com um procedimento estético, ela é de fato uma ferramenta importante para garantir a retomada da saúde àqueles que têm indicação clínica para passar por esse tipo intervenção”, explica o especialista.

Benefícios da cirurgia

O procedimento é indicado para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40, ou maior que 35, desde que possuam um conjunto de doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e dislipidemias (anomalias dos lipídios no sangue). Além disso, a cirurgia também é recomendada para pacientes com o IMC maior que 30 com diabetes de difícil controle.

“Além da perda de peso, a cirurgia bariátrica auxilia na melhora do quadro de doenças relacionadas à obesidade entre eles: diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, dislipidemias, esteatose hepática além da elevação da qualidade de vida e longevidade”, diz Thales.

Mas o especialista é taxativo: a cirurgia bariátrica estimula a perda de peso, porém, os ganhos à saúde só serão efetivos se paciente adotar uma mudança de hábitos que incluem alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Existem quatro técnicas diferentes reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Gastrectomia Vertical ou Sleeve, Bypass Gástrico, Derivação Biliopancreática (menos utilizada) e Banda Gástrica Ajustável (em desuso atualmente). A indicação da cirurgia, independente da técnica, é baseada em quatro fatores: grau de obesidade, tentativas de tratamentos anteriores, tempo de evolução da doença e a presença de doenças associadas.

“Apenas o médico junto com o paciente saberá avaliar qual o melhor procedimento para tratar a obesidade e as doenças associadas, como a diabetes, por exemplo, sem oferecer grandes riscos aos pacientes. Essa escolha é baseada em uma avaliação do caso e é individual, dependendo de inúmeras variáveis: quanto peso precisa ser perdido, se a pessoa tem idade avançada, e condições gerais de saúde, observando as doenças associadas à obesidade”, explica o cirurgião bariátrico.

Abaixo, Thales Delmondes Galvão explica as modalidades de cirurgia utilizadas na redução de estômago:

Bypass gástrico
É a técnica bariátrica mais praticada no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, corresponde a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 35 a 45% do peso inicial.
Nesse procedimento, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino proximal, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e diminuição da absorção é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.

Gastrectomia vertical ou sleeve
A gastrectomia vertical, é um tipo de cirurgia bariátrica realizada geralmente por videolaparoscopia. Consiste na retirada de parte do estômago, sendo, portanto, irreversível. É chamada de ‘vertical’ ou ‘em manga’, porque a retirada ocorre através do grampeamento de boa parte do estômago verticalmente, deixando um tubo gástrico estreito.

Derivação biliopancreática
É uma associação entre a Gastrectomia Vertical, com 85% do estômago retirado e o desvio intestinal. Com esse desvio, o alimento se desloca por um caminho e os sucos digestivos (bile e suco pancreático) por outro, se encontrando somente a um metro antes de acabar o intestino delgado, diminuindo a absorção de calorias e nutrientes. Ao contrário do Bypass, a derivação biliopancreática mantém o estômago maior e encurta mais o intestino, ocorrendo menos restrição e mais disabsorção dos nutrientes.

Banda gástrica ajustável
A colocação da banda gástrica é feita com a colocação de uma cinta de silicone, com formato de anel, em volta da parte superior do estômago, dificultando a passagem do alimento. Está cinta é ligada a um portal, por um tubo de silicone que é implantado por baixo da pele, e possibilita o ajuste da banda gástrica a qualquer momento pelo médico.

Fonte: Digital Trix

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.