TV Alpha apresentará programa especial com o jornalista Carlos Nascimento

O programa televisivo “Vem Cá Brasil” da TV Alpha, apresentado por Rafael Dezidério exibirá uma edição especial nesta sexta-feira dia 13/05 com a participação do jornalista e apresentador Carlos Nascimento.

O convite surgiu há alguns meses, onde foi elaborado esta edição especial, onde o próprio Carlos Nascimento acompanhou a equipe da TV Alpha, mostrando cada detalhe da embarcação.

foto: Fernando Bruder

 

O navio que realiza passeios turísticos pelo rio Tietê nasceu de um sonho de infância do jornalista Carlos Nascimento, ex-âncora de telejornais do SBT e Globo. A embarcação fluvial foi construída pela empresa Transtietê Navegação e Transporte, que também tem à frente Nascimento. O Homero Krähenbühl foi feito no Estaleiro Igaraçu, em Igaraçu do Tietê e demorou onze anos e três meses para ser concluído.

Ele e seu amigo, Homero Pincke Krähenbuhl, que dá nome ao barco, tinham um sonho de construírem um navio que levasse turistas à navegarem pelo rio Tietê, um dos principais do estado de São paulo. Porém, com a morte de Krähenbuhl, em 1991, Carlos precisou seguir sozinho com esse desejo.eriência e observar as belas paisagens, também faz um percurso pela vida de Nascimento, pois todo o trajeto é baseado na trajetória de vida do jornalista, com origem em Dois Córregos, município banhado pelos rios Tietê, Piracicaba, Turvo e Jacaré-Pepira, onde a poluição não causou grande estragos como na cidade de São Paulo.

Planta do navio NM Homero Krähenbühl. Foto: Arquivo pessoal
Planta do navio NM Homero Krähenbühl. Foto: Arquivo pessoal
Navio Homero Krähenbühl. Foto: Reprodução/Prefeitura de Barra Bonita
foto: www.turismo.ig.com.br
Ele também enfatiza sobre a qualidade da água, que é navegável e possibilita  proporcionar um bom passeio aos turistas. Nascimento destaca que o Tietê em Barra Bonita é relativamente limpo, salvo problemas com algas, aguapé e a falta de cuidado das populações ribeirinhas com o lixo, mas nada grave.

foto: Fernando Bruder

O navio

A construção conta com dois conveses e 47 m de comprimento. Além de ainda ter dois grandes salões internos, terraço, três bares e dois restaurantes. Os motores de propulsão são dois Scania 400 HP e o conjunto gerador usa 3 motores MWM. Comporta quase 17 mil litros de combustível e conta com câmaras frias no porão e elevador para portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes.

Carlos comenta que o navio Homero foi projetado e licenciado para 550 pessoas, “mas em nome do conforto, espaço e bem-estar a bordo esse número foi reduzido e classificado para 350 pessoas”.

Trajeto turístico

A embarcação fica ancorada no Píer 37, na margem do Tietê, em Barra Bonita. No site, há um resumo que explica que o turista navegará por um trecho de 54 km de água limpa do rio Tietê, a jusante da barragem de Barra Bonita, em direção ao Porto Intermodal de Pederneiras, no qual se concentra o transporte de grãos por rodovia, ferrovia e hidrovia.

O rio atravessa uma área de mata ciliar reflorestada, bastante próxima do Tietê original. É possível avistar na margem esquerda a sede da fazenda Porto. Não há registro na história, mas, segundo a narrativa popular, o Imperador Pedro II hospedou-se nesta casa. Também está no roteiro, na margem direita, à distância, a vista do local em que segundo a Igreja Católica deu-se o mais importante milagre de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

“O navio passará debaixo da ponte ferroviária entre Jaú e Pederneiras e retornará ao atingir o Porto Intermodal, onde se concentram as barcaças graneleiras. Por ali circula uma grande parte da produção agrícola brasileira. A soja vem de São Simão, no rio Paranaíba, em Goiás, e segue por ferrovia até o Porto de Santos”, explica ele.

A viagem tem apresentação de música ao vivo e um cardápio criado pela chef Nina Costa, com várias opções de entrada, almoço e sobremesa, que já são inclusos na compra da reserva. Apenas as porções e bebidas são cobradas à parte.

No convés superior, o ambiente é mais reservado e os passageiros assistem ao show pelo telão e ouvem a banda nos alto-falantes do barco, caso não queriam ficar no convés principal, que é mais agitado, sendo até possível dançar no local.

“Eu viajei muito por rios da Europa e Estados Unidos. Visitei companhias de River Cruises como a Brandner Schiffahrt e a DDSG na Áustria e a Hornblower em Nova York. Queria oferecer aqui um serviço parecido. É o que estamos fazendo. O Tietê nada deve ao Mississipi, por exemplo, como via navegável. Corta boa parte do interior paulista e o usamos pouco e mal, sendo que ele pode proporcionar bons cruzeiros fluviais”.

A reserva para adultos custa R$ 280, enquanto que crianças até 12 anos pagam R$ 140 e até 2 anos é grátis.

 

com informalções adicionais: www.turismo.ig.com.br

 

A edição especial do progrma irá ao ar nesta sexta-feira dia 13/05 pela TV Alpha, canal 8 NET Claro Botucatu e pela TVCom Brasil para todo território nacional às 23h30

 

 

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.