Últimos dias de inscrição para concorrer a uma das mais de três mil vagas da ETEC

Os interessados em concorrer a uma das vagas de cursos gratuitos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm até as 15 horas do dia 13, para se inscrever no Vestibulinho. São 3.090 vagas para cursos técnicos na região de Sorocaba. A taxa do processo seletivo do segundo semestre de 2022, de R$ 39, também deve ser paga até o fim do expediente bancário da próxima segunda-feira. A prova presencial está marcada para dia 3 de julho.

As vagas estão distribuídas entre as cidades de Alambari, Angatuba, Araçariguama, Avaré, Botucatu, Campina do Monte Alegre, Cerqueira César, Cerquilho, Ibiúna, Itaberá, Itapetininga, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê e Votorantim. São mais de 30 opções de cursos na região, com duração de três ou quatro semestres.

A inscrição só será válida mediante o correto preenchimento dos dados cadastrais e do pagamento da taxa de participação. Confira a relação de cursos e a disponibilidade de vagas no site do Vestibulinho.

Conheça os requisitos para o interessado concorrer a uma vaga:

Para curso Técnico:

•        Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado na segunda ou terceira série;

•        Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de Aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;

•        Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Para especialização técnica: além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.

Para vagas remanescentes: é necessário, além de ter concluído o Ensino Médio, fazer uma prova que visa comprovar as competências referentes ao primeiro módulo evidenciando alguma experiência profissional na área do curso.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.vestibulinhoetec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e, em seguida, imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizam os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Mais informações sobre como completar a ficha de inscrição e a documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

O cronograma completo do Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.