Vinil supera vendas de CDs pela primeira vez desde 1987

Vintage is cool. Provando que não é mais apenas um hobby para pais e hipsters, o vinil está passando por um grande ressurgimento na música mainstream, e vem aumentando suas vendas pelo 16º ano consecutivo.

  • No ano passado, pela primeira vez desde 1987, os discos de vinil venderam mais que os CDs nos EUA, com 41 milhões de unidades contra 33 milhões.

Hoje, os discos empoeirados dos boomers respondem por 71% de toda a receita do formato físico da música. Também no último ano, as vendas de vinil aumentaram 17% nos Estados Unidos, totalizando US$ 1,2 bilhão.

Não foi só na Bidenland. Outras pesquisas mostraram que o interesse no formato retrô de escutar música também cresceu de forma semelhante no Reino Unido, Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Quem está comprando? 💿

A nostalgia pode até ser um dos motores do mercado, mas as gerações mais jovens também estão apreciando os discos. No ano passado, a Taylor Swift foi a artista que mais lucrou com a moda, vendendo 1,7 milhão de discos de vinil.

Porém, apesar do retorno impressionante, os serviços de streaming — como Apple Music e Spotify — representaram 84% da receita total de música em 2022, crescendo 7% em relação ao ano anterior.

Fonte: Matéria/Imagem – thenewscc

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.