Durante a “Operação M – Carnaval Seguro”, a Polícia Civil realizou nesta semana uma série de ações voltadas ao cumprimento de mandados de prisão contra investigados e condenados por crimes contra mulheres em todo o estado de São Paulo. Na área da Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu, sete homens foram presos. Entre eles está um vereador de Bofete, condenado por crime sexual contra vulnerável.
As diligências começaram na segunda-feira (9) e se estenderam até quarta-feira (11), com atuação conjunta das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) e das demais unidades da Polícia Civil dos municípios vinculados à Seccional. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão relacionados a crimes considerados graves, como estupro, feminicídio, violência recorrente e descumprimento de medidas protetivas.
Além das prisões, os policiais apreenderam quatro armas de fogo e munições. De acordo com a corporação, a operação tem caráter preventivo e repressivo, buscando interromper ciclos de violência e reduzir o risco de novos crimes.
Um dos detidos é um vereador de Bofete, alvo de mandado após condenação definitiva por estupro de vulnerável, expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Barueri. A pena estabelecida é de 22 anos, 1 mês e 15 dias de prisão em regime fechado. Ele foi preso em sua residência e permaneceu à disposição da Justiça.
Em todo o estado, até a tarde de quarta-feira, 430 pessoas haviam sido presas no contexto da operação. No fim de 2025, uma ação semelhante já havia sido realizada, resultando no cumprimento de centenas de mandados de prisão contra agressores.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação