Alpha Notícias desta terça-feira (08), recebeu José Luiz Vieira Filho ferroviário, para falar sobre ação civil pública requerendo medidas para a conservação de carros de passageiros e uma litorina da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), atualmente abandonados em um pátio em Sorocaba e não em Mairinque (SP), conforme nota do Ministério Público.
A Câmara de Botucatu realizou sessão ordinária na segunda-feira (07), para análise e deliberação do PL 103/2024, de iniciativa parlamentar, o qual pretende determinar a proteção e a segurança do entorno das ferrovias e das travessias com passagens em nível no município de Botucatu.
O projeto recebeu pedido de vista pelo Presidente Cula (MDB), e deve retornar à discussão na próxima sessão. A matéria (PL 103/2024), de autoria do vereador Sargento Laudo (PSD).
Segundo Vieira, quando soube que seria votado na Câmara na segunda-feira, os ferroviários se reuniram para entender sobre o PL 103/2024, onde foi constatada orientações proibitivas, vetar a circulação de trens das 22h as 6h. Totalmente diverso daquilo que foi protocolado na Câmara.
Objetivo da proposta, da lei de proteção do entorno, era provocar uma audiência pública convidando Ministério Público Federal também diretor relações institucionais da concessionária, com a opinião pública participando dessa audiência para relatar a situação de abandono e descaso do patrimônio ferroviário, não somente na estação mas também no depósito, na entrada para a Secretaria de Educação.
Acompanhe na íntegra a entrevista através do link: