Polícia investiga divulgação de vídeos de mulher nua em surto

Botucatu – A Polícia Civil de Botucatu (SP) instaurou um inquérito para investigar a divulgação de fotos e vídeos de uma mulher nua andando pelas ruas da cidade.

O caso aconteceu em 11 de fevereiro, quando a vítima, de 42 anos, saiu sem roupas pelo bairro Vila Ferroviária e foi filmada por pessoas que passavam pelo local.

A Guarda Civil Municipal foi acionada e constatou que a mulher estava em meio a um surto psicótico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi chamado e levou a vítima ao setor de psiquiatria do Hospital das Clínicas da Unesp, onde ela recebeu atendimento médico.

Dois dias depois, os vídeos começaram a circular nas redes sociais e chegaram à imprensa local. Ao tomar conhecimento da divulgação, a Polícia Civil abriu a investigação e alertou as mídias locais sobre o crime, que se enquadra no artigo 218-C do Código Penal, referente à divulgação de cena de nudez, sexo ou pornografia sem consentimento.

Em entrevista ao g1, o delegado Lourenço Talamonte explicou que a iniciativa de registrar a ocorrência partiu da própria polícia.

“Ficamos sabendo do caso pelas redes sociais, teve uma ampla divulgação na cidade. Fiquei incomodado com isso, é crime essa situação, então determinei o registro do boletim de ocorrência e a abertura do inquérito para investigar”, comentou.

Crime envolvido

A divulgação de imagens de pessoas nuas sem consentimento é crime, com pena de um a cinco anos de reclusão. O delegado reforçou que tanto a gravação quanto a divulgação e o compartilhamento são atos criminosos.
Polícia investiga divulgação de vídeos de mulher nua em surto psicótico pelas redes sociais em Botucatu — Foto: Polícia Civil/Divulgação

                                                  Foto: Polícia Civil/Divulgação

“A rede social não é terra de ninguém. Quem se deparar com uma situação como essa tem que prestar socorro, chamar os órgãos competentes para ajudar, não filmar e expor a vítima. Essa exposição pode trazer consequências graves”, disse.

Com a ajuda de câmeras de segurança e do sistema de muralha digital de Botucatu, a polícia conseguiu imagens que mostram um suspeito filmando a vítima. As imagens divulgadas nas redes sociais coincidem com a localização do homem no momento da gravação.

Polícia investiga divulgação de vídeos de mulher nua em surto psicótico

O suspeito estava no banco do passageiro de um carro adesivado com o logotipo de uma empresa de calhas. O dono do veículo foi localizado e informou que o autor das imagens é seu funcionário, que deve se apresentar à polícia nos próximos dias para prestar depoimento.

“Esse carro foi identificado e o funcionário da empresa responsável pela filmagem já confirmou o fato. Ele vai responder pelo crime previsto no artigo 218-C do Código Penal. É importante lembrar que rede social não é terra de ninguém, e cada um é responsável pelo que divulga”, finalizou o delegado.

Como agir em casos como esse?

O neurologista Igor de Lima e Teixeira, professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, explicou que surtos psicóticos podem ter várias causas.

De acordo com a polícia, a vítima vinha enfrentando problemas psicológicos agravados por perdas familiares recentes e estava afastada do trabalho.

“Os transtornos psicóticos agudos podem ocorrer em diferentes doenças e contextos. Geralmente, estão ligados à exacerbação de quadros psiquiátricos, mas também podem surgir por outros fatores. O paciente em surto está enfrentando uma agudização de uma doença preexistente e precisa ser tratado como uma emergência clínica”, explicou o neurologista, em entrevista ao g1.

Ele orienta que, em casos assim, é fundamental acionar o Samu ou levar a pessoa até uma unidade de saúde.

“O mais importante é manter a calma e se aproximar do paciente com cautela. Fique por perto, garantindo que ele não se machuque ou machuque outros, mas sem fazer movimentos bruscos que possam assustá-lo. A prioridade é preservar a integridade física dele e de quem está por perto até a chegada do Samu”, conclui o médico.

Neurologista dá dicas de como agir perante pessoas em surto psicótico — Foto: Famesp/Divulgação | Arquivo pessoal

           Neurologista dá dicas de como agir perante pessoas em surto psicótico — Foto: Famesp

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.