Um incêndio de grandes proporções mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (9) na Estrada Vicinal que liga Avaré a Itatinga. As chamas, que teriam começado em um veículo, rapidamente se alastraram por uma vasta área de vegetação, consumindo cerca de 120 mil metros quadrados, o equivalente a 12 hectares, entre canaviais e pastagens.
O incidente teve início por volta das 15h22. Segundo relatos de populares que presenciaram o ocorrido, o fogo teria começado em um automóvel estacionado na margem da via. Impulsionado pelo vento, o incêndio evoluiu rapidamente, transformando o veículo em uma carcaça carbonizada e avançando sobre a vegetação seca e cultivada.
Para combater as chamas, foram empregadas duas viaturas do Corpo de Bombeiros, com um efetivo de cinco militares, sob o comando do 1º Sargento PM Monteiro. A ação foi fundamental para isolar a área e controlar as frentes de fogo ativas, evitando que o incêndio se propagasse para propriedades vizinhas ou áreas de mata nativa. O fogo na vegetação foi debelado após aproximadamente quatro horas de trabalho intenso.
A combinação do material combustível do veículo, a vegetação propícia ao fogo e as condições climáticas, com a presença de vento, criaram um cenário desafiador para os bombeiros. Uma densa coluna de fumaça pôde ser vista a quilômetros de distância.
Felizmente, não houve registro de vítimas humanas ou animais. No entanto, o prejuízo ambiental e material é considerável, com a destruição total do veículo e a perda da área de vegetação. As causas exatas que levaram ao princípio de incêndio no automóvel ainda serão investigadas.
ALERTA – A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros, reforça importantes alertas à população para a prevenção de incêndios:
– Jamais jogue bitucas de cigarro pela janela do carro;
– Realize a manutenção periódica do seu veículo, com atenção especial aos sistemas elétrico e de combustível;
– Evite estacionar sobre vegetação seca, pois o calor do catalisador ou do sistema de escapamento pode iniciar um foco de incêndio;
– Em caso de princípio de incêndio, afaste-se imediatamente do local e acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: A Voz do Vale
Foto: Reprodução
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação