A pesquisadora Caroline Gaglieri, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, foi uma das vencedoras do Prêmio Ester Sabino 2026 para Mulheres Cientistas do Estado de São Paulo, reconhecimento concedido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela recebeu a premiação na categoria Jovem Pesquisadora, enquanto a cientista Vanderlan da Silva Bolzani foi homenageada como Pesquisadora Sênior. A seleção contou com participação de representantes da Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo, destacando trajetórias científicas de impacto nacional e internacional.
Com 33 anos, Caroline é mestre em Ciência e Tecnologia de Materais e doutora na área de Materiais Poliméricos Renováveis, ambos pela Unesp de Bauru, onde atualmente realiza pós-doutorado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Seu trabalho envolve o desenvolvimento de materiais sustentáveis a partir de fontes renováveis, com aplicações em tecnologias como impressão 3D, integrando inovação, saúde pública e sustentabilidade. A pesquisa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, especialmente nas áreas de indústria, consumo responsável e combate às mudanças climáticas.
A cientista possui mais de 55 artigos publicados e já recebeu destaque internacional por sua produção acadêmica, incluindo convite para participação em edição especial voltada a jovens pesquisadores em revista científica da área de química sustentável. Além da atuação na pesquisa, também contribuiu com projetos de extensão e ações educacionais junto a estudantes do ensino público, reforçando o papel social da universidade e incentivando a presença feminina na ciência.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação