Abril Laranja: Mês da Prevenção Contra a Crueldade Animal

O Departamento de Proteção Animal (DPA) e o Centro de Acolhimento de Animais de Botucatu (CAAB) se uniram ao Abril Laranja, campanha dedicada à luta contra a crueldade animal.

A iniciativa busca fortalecer, no Município, a prevenção contra a crueldade animal. Ela é fundamentada na campanha homônima promovida desde 2006 durante o mês de abril pela Sociedade Americana de Prevenção à Crueldade contra Animais – American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA).

Conforme o Índice de Abandono Animal (estudo liderado pela empresa Mars em parceria com especialistas e organizações de bem-estar animal), 1 a cada 3 animais no mundo estão em situação de rua.

De acordo com esta mesma pesquisa, o Brasil possui mais de 30 milhões de cães e gatos em situação de rua e, deste total, 185 mil estão sob a tutela provisória de abrigos.

Estas estatísticas reforçam a necessidade de orientar e conscientizar a população sobre a guarda responsável na tentativa de prevenir o abandono animal.

O DPA, responsável por receber e fiscalizar as denúncias de maus-tratos aos cães e gatos de Botucatu, atendeu somente no ano de 2023, um total de 986 ocorrências e diversas pessoas foram multadas e até mesmo presas.

Do início deste ano até agora já foram 430 denúncias recebidas, com previsão de superar o ano anterior.

Este é um sinal de alerta que requer a união de esforços para investir nas estratégias de manejo humanitário da população de cães e gatos do município.

Importante lembrar que no Brasil o abandono de animais é considerado um ato de maus-tratos e é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98.

Como promover a guarda responsável?

Primeiramente, deve-se saber que ter um animal de estimação é criar uma relação de amor e cuidados para toda a vida do animal. O tutor deve sempre cuidar do bem-estar e garantir que o animal tenha qualidade de vida.

Para isso, ele precisa de um ambiente limpo, adequado e que permita que o animal expresse suas características de acordo com a espécie e porte, além de receber alimentação de boa qualidade e cuidados para sua saúde física e psicológica.

 Como fazer isso?

Cuidados com a saúde do seu pet: o acompanhamento médico-veterinário periódico é imprescindível, bem como realizar exames, vacinar e fazer o controle de vermes e parasitos.

Passeios apenas na guia: não permitir que seu animal tenha acesso à rua sem supervisão a fim de protegê-los de uma série de perigos como acidentes de trânsito, atropelamentos e exposição às doenças infectocontagiosas. Além de evitar o risco de brigas com outros animais e até mesmo ataques às pessoas.

 Castração dos cães e gatos: castrar seus animais de estimação é uma medida essencial e obrigatória no município de Botucatu, sendo fundamental no controle da reprodução indesejada e aumento desordenado da população animal. A superpopulação é um sério problema que leva ao abandono e ao sofrimento animal.

Microchipagem: assim como a castração, esta é uma medida obrigatória no município de Botucatu, sendo fundamental para garantir o registro e identificação dos animais para que, em casos de fugas, os tutores possam ser identificados e tenham seus animais de volta.

Saiba mais

A Lei n° 6.315/2022, do município de Botucatu/SP, dispõe sobre Política de Bem-estar de Animais Domésticos, controle populacional de cães e gatos, estímulo à posse responsável e incentivo a adoção de animais e a proteção de animais domésticos.

Canais de comunicação para denúncias de crueldade animal em Botucatu:

Departamento de Proteção Animal de Botucatu (DPA)

De segunda a sexta-feira – das 8 às 17 horas.

Telefone: (14) 3811-4915

WhatsApp: (14) 9.9800-8351 (apenas mensagens)

E-mail: protecaoanimal@botucatu.sp.gov.br

Centro de Acolhimentos de Animais de Botucatu (CAAB)

(14) 3811-1515

Horário de Atendimento:

Segunda à sexta-feira – das 8 às 17 horas

Guarda Civil Municipal (GCM)

Tel.: 153

Segunda à sexta-feira (após às 17 horas, finais de semana e feriados).

Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) 181 ou (11) 3338-0155 / 1380

 

QAMAR Comunicação

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.