Agudos: Liderança do Movimento Sem Terra (MST), alerta para risco de conflito

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) invadiu na manhã desta segunda-feira (15) a fazenda Globo Suinã, localizada em Agudos. A terra foi tomada por cerca de 300 famílias em uma ação que faz parte da Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária.
De acordo com Willian Miranda, coordenador regional do movimento no centro-oeste paulista, o momento é de tensão. “A Polícia veio até a portaria de dia e conversou tranquilamente com os trabalhadores. Agora à noite, porém, mais de 15 viaturas invadiram a ocupação e criaram uma situação preocupante”, afirma.
Willian afirma que a presença da força policial é irregular, pois não há qualquer decisão para despejar os ocupantes. Ele também afirma que os agentes teriam agido de maneira truculenta com as famílias no local. “Se houver uma liminar de despejo, vamos cumprir.
Mas amanhã corremos o risco de maior tensão por parte da postura da polícia”, ressalta.
Willian destaca que a terra de cerca de 400 alqueires possui laudo de improdutividade — o que é irregular segundo a Constituição, reitera o coordenador. Além disso, o terreno também é reivindicado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.